quinta-feira, 28 de novembro de 2019

1.ª FASE DO CAMPEONATO NACIONAL DE LITERACIA 3DI


EB D. Carlos I distinguida como
 "Escola Promotora da Literacia"
  
Pelo terceiro ano consecutivo, a Biblioteca Escolar D. Carlos I, em articulação com o Subdepartamento de Português, promove a participação no Concurso Literacia 3D da Porto Editora, este ano designado por Campeonato Nacional de Literacia, o que valeu à escola D. Carlos I a atribuição do selo de escola promotora da literacia.


Esta iniciativa nacional, reconhecida pelas comunidades educativas e merecedora do Alto Patrocínio do Presidente da República,  dirige-se aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, cujo objetivo é o de avaliar as competências dos alunos em quatro dimensões do saber: Matemática, Ciência, Leitura e Inglês.

Com base em provas interativas disponibilizadas através da plataforma online Escola Virtual, o desafio decorre durante o ano letivo em três fases – local, distrital e nacional. É possível fazer o download de provas de anos anteriores em https://www.portoeditora.pt/literacia-3d-sobre-a-iniciativa#regulamento.

E porque tanto a Biblioteca Escolar D. Carlos I bem como o Subdepartamento de Português comungam da ideia de que este desafio pelo conhecimento poderá beneficiar os nossos alunos, ajudando-os a consolidar as aprendizagens e a elevar os níveis de conhecimento num contexto similar ao das avaliações internacionais, foi implementada a participação de todos os alunos do 7.º ano na dimensão da literacia da leitura.

Assim, todos os alunos do 7.º ano realizaram a prova a nível local na Biblioteca Escolar D. Carlos I entre 19 e 28 de novembro de 2019.


Rafael Eufrásio da Silva do 9.º D foi o vencedor, a nível de escola, na literacia da leitura em 2017_18
Madalena Calha do 8.º F foi a vencedora, a nível de escola, na Literacia da leitura em 2018_19

Miriam Tavares do 9.º A foi a vencedora, a nível de escola, na literacia do Inglês em 2018_19


A aluna vencedora desta 1.ª fase da EB D. Carlos I foi Laura Carrilho da Costa do 7.º F. Muitos parabéns à campeã da literacia da leitura e boa sorte para a fase distrital!


Sem comentários: