quinta-feira, 14 de novembro de 2019

HORA DO CONTO "NÃO É UMA CAIXA"


No âmbito da articulação entre a Biblioteca Escolar D. Carlos I e o Projeto Arte & Geometria, realizaram-se quatro sessões de promoção do livro e da leitura nos dias 24 outubro (JI Sala 1); 24 outubro (1.º A); 5 novembro (JI Sala 2); 7 novembro (1.º B). 


A atividade começou pela exploração do livro Não é uma caixa de Antoinette Portis


De referir que este livro, aparentemente simples, foi Bestseller do New York Times e Publishers Weekly. 

Recebeu também inúmeros prémios tais como Melhor livro ilustrado pelo New York Times, livro de honra Theodor Seuss Geisel e Notable Children’s Book da American Library Association.


Assim, a partir da exploração do livro Não é uma caixa, os alunos foram convidados a dar exemplos da presença de formas geométricas no mundo que nos rodeia. 

Depois foi fácil serem eles a entrar no jogo proposto pelo livro. Com base num pedaço de cartão retangular, desenharam objetos do seu dia-a-dia e que os colegas tentaram adivinhar. 

À pergunta "É uma caixa?!" os pequenos artistas foram respondendo com ar ofendido que não era uma caixa mas sim um aquário com peixes voadores, uma cama com um gato em cima, um foguetão cruzando a Via Láctea e por aí fora. 

Ao viajarem pelas páginas deste pequeno livro, os alunos aprenderam que uma caixa pode ser mil e uma coisas. Uma caixa pode fazer-nos abrir as asas do sonho, ajudar-nos a voar, levar-nos à lua e às estrelas em cima de um foguetão ou da liteira de um elefante, basta usarmos a imaginação! 





















Sem comentários: