segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

FEIRA DO LIVRO 2024

No âmbito das atividades da Biblioteca Escolar D. Carlos I, decorreu nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2024, uma Feira do Livro dedicada à literatura infantojuvenil. 

Como sempre, cotamos com a + Cultura para uma edição inesquecível. 












segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

TEATRO EM INGLÊS VEIO À D. CARLOS I

No passado dia 19 de fevereiro de 2024, a Companhia britânica ETC, tão conhecida pelas escolas da Península Ibérica, levou à cena, no auditório dos Bombeiros de Sintra, uma peça de teatro integralmente falada em língua Inglesa e a que assistiram todas as turmas do 6.º e 9.º anos.

A ETC ou English Theatre Company,  é uma companhia de teatro inglesa que oferece espetáculos dirigidos a estudantes de Inglês como língua estrangeira. A mesma foi criada em 1988 por Michael Harry, diretor da companhia e dramaturgo das obras que a ETC representa.

A  peça "Digital Twins" proporcionou aos alunos e professores uma hora de total diversão, comédia e descontração, num ambiente de cenários criativos e música animada mas, sobretudo, uma atuação espetacular  e meticulosamente orientada para o nível de Inglês dos alunos, que assim puderam pôr os seus conhecimentos linguísticos à prova. 

Interagindo com os alunos, chamando-os ao palco, cantando e rindo com eles, os atores da English Theatre Company suscitaram rasgados elogios por parte dos alunos que não dispensaram fotografias e selfies com os protagonistas desta peça que ao abordar um tema tão premente e atual deixou imensas pistas de reflexão que foram posteriormente trabalhadas em sala de aula. 








sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

3.º LIVRO DOS CLUBES DE LEITURA DO 5.º ANO_2023_24

Decorreram nos dias 16 de fevereiro  5.º E  e 15 de março 5.º H , mais duas sessões dos CLE  Clubes de Leitura na Escola  nas turmas do 5.º ano.


A obra escolhida para este encontro foi 35 Quilos de Esperança de Anna Gavalda. O livro oscila entre o registo humorístico e a comoção, e torna-se frequente ao lê-lo, sorrir com uma lágrima no canto do olho, marca de uma belíssima escrita e de um conhecimento profundo da alma humana por parte de Anna Gavalda que passa muito do seu tempo “a ver as pessoas viverem” . 


Que adolescente poderá resistir a um livro que começa com:

["Detesto a escola. 
É a coisa que mais odeio no mundo. 
E mais ainda ...
Ela dá cabo da minha vida. ]


O livro, pontuado por tiradas cómicas e desventuras hilariantes de um rapaz de doze anos inadaptado ao sistema escolar, atinge momentos de poesia pura como em: 

[No meu boletim de final do pré-escolar, Marie escreveu: 
"Este rapaz tem a cabeça em forma de coador, dedos de fada e um grande coração. Tem de se conseguir fazer alguma coisa dele."
Foi a primeira e a última vez em que um membro do ensino oficial me tratou com atenção.]

A autora de Enfim, Juntos; Queria Ter Alguém à Minha Espera Num Sítio Qualquer e Eu Amava-a, traz-nos agora a história de Grégoire, um rapazinho que pesa exatamente 35 Quilos de Esperança. 


Embora extremamente inteligente e criativo, Grégoire detesta a escola. Reprova, acumula faltas e expulsões e os pais têm dificuldade em encontrar um estabelecimento de ensino que o aceite. Acresce a todo este drama o casamento deteriorado dos pais de Grégoire que encontram neste insucesso uma desculpa para se agredirem mutuamente. 


Grégoire só é feliz quando faz trabalhos manuais com as suas mãos de fada, atividade onde é excepcionalmente bom. O que mais gosta na vida é de passar horas a fio a conversar e a fazer bricolage com o seu avô Léon com quem estabelece uma relação quase telepática. Mas chega o momento em que Grégoire é obrigado a crescer e a encontrar o seu caminho. 

A metodologia usada nesta sessão foi a de distribuir várias questões pelos membros do Clube para aprofundar o conhecimento da obra e fomentar um debate que passou pela inadequação do sistema de ensino em casos como o de Grégoire, a adolescência, os problemas no seio da família e acabou no amor aos nossos avós e no poder curativo do amor. 

Mais uma vez alunos e professores saíram do Clube de Leitura de coração cheio e enriquecidos por uma leitura que os marcará para sempre e, parafraseando Saramago, deveria ser de leitura obrigatória para todos os adultos. 

Anna Gavalda nasceu em 1970 em Boulogne-Billancourt. Fez o mestrado em Letras Modernas na Sorbonne. Vive na região parisiense. Tem dois filhos e escreve quando eles estão na escola. O resto do seu tempo passa-o a ver as pessoas viverem.

Para além de Enfim, Juntos é autora dos livros Queria Ter Alguém à Minha Espera Num Sítio Qualquer, Grande Prémio RTL ¿ LIRE 2000, Eu Amava-a e 35 Quilos de Esperança.

A sua obra encontra-se traduzida em vários idiomas.


quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

DIA DOS AFETOS NA EB D. CARLOS I

A Unidade de Saúde Pública de Sintra, através da Enfermeira Filomena Pereira, divulgou junto do Agrupamento D. Carlos I, um projeto intitulado "Eu cuido dos meus avós!"
Este projeto visa sensibilizar os mais pequenos para os  cuidados a ter com os avós, sobretudo no que diz respeito à prevenção de quedas e em como agir em caso de acidente.  
Estudos revelam uma grande percentagem de fraturas em idosos, provocadas por quedas em casa, e a ideia é tentar diminuir esses números através da ação dos mais pequenos.

O projeto disponibilizou um pequeno vídeo que foi posteriormente apresentando pela Professora Sónia Fernandes nas turmas do 1.º ciclo da escola sede e de Lourel e também nas salas do Jardim de Infância da EB de Lourel.

Após a visualização atenta do referido vídeo, seguiu-se uma interessante conversa com a pequenada. Foi ainda solicitado às professoras e educadoras que voltassem a passar o vídeo de vez em quando até porque o mesmo contém, com o objetivo de que a mensagem seja interiorizada, uma canção didática e que é fácil de decorar. 

Na Semana dos Afetos, mais propriamente no dia 14 de Fevereiro, a galeria Almada Negreiros da EB D. Carlos I alegrou-se com uma vasta profusão de ternurentos postais dedicados aos avós. 

Professora Sónia Fernandes