segunda-feira, 31 de março de 2025
ENCONTRO ONLINE COM SÉRGIO FRANCLIM: "AVENTURAS E DESVENTURAS DE CAMÕES"
sexta-feira, 28 de março de 2025
CONCERTO "CAMÕES 500 ANOS - VOX ANGELIS"
No âmbito das Comemorações do V centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões organizadas pela Biblioteca escolar D. Carlos I, todas as turmas do 9.º ano tiveram a oportunidade de assistir ao concerto "Camões: 500 Anos - História, Música e Poesia", pelos Vox Angelis no dia 28 de março de 2025.
O mesmo realizou-se no Centro Cultural Olga Cadaval e alternou momentos musicais com um documentário sobre a vida e obra do nosso poeta nacional.
"O concerto CAMÕES: 500 ANOS - História, Música e Poesia; é o espetáculo das
Comemorações Nacionais dos 500 Anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões, poeta maior da Língua Portuguesa, autor de Os Lusíadas e de uma vasta obra lírica de referência mundial. Um belíssimo espetáculo de História, Música, Poesia e Pintura, onde iremos interpretar musicalmente, na versão de Cantor, Violoncelo e Piano,
É, assim, uma viagem biográfica histórico musical de uma das personagens mais importantes e símbolo da Portugalidade. Um espetáculo inédito, original, transdisciplinar e de uma beleza musical e poética incomparável! A não perder!
No final deste inesquecível espetáculo que encerrou uma forte vertente pedagógica, os alunos puderam ainda visitar a exposição “A Coleção Camoniana de Carvalho Monteiro” patente no MU.SA - Museu das Artes de Sintra até ao dia 19 de abril.
A Senhora Diretora, que acompanhou a visita, dinamizou também um surpreendente e dinâmico quiz sobre o espólio presente na exposição que pretendeu consolidar os conhecimentos dos alunos sobre o príncipe dos poetas mas também educar o olhar dos alunos e alertá-los para a importância de uma exposição que contou com inúmeros objetos artísticos e documentos originais que nunca tinham sido apresentados ao público.
"Tida como a camoniana mais completa e relevante do século XIX, esta exposição procura reconstituir a coleção bibliográfica e iconográfica de Carvalho Monteiro, hoje dispersa entre coleções particulares e públicas a nível nacional e internacional através de uma sólida investigação histórico artística.
A mostra envolve ainda espólio do Museu de Lisboa, da Biblioteca Nacional de Portugal, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, da Fundação da Casa de Bragança, da Fundação CulturSintra FP, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e da Biblioteca do Congresso (EUA), entre outras entidades e coleções particulares."