segunda-feira, 31 de março de 2025

ENCONTRO ONLINE COM SÉRGIO FRANCLIM: "AVENTURAS E DESVENTURAS DE CAMÕES"

No dia 31 de março e no âmbito das comemorações da Quinzena da Leitura 2025, os alunos do Núcleo de Consolidação com Desenvolvimento vieram à Biblioteca Escolar D. Carlos I onde tiveram a oportunidade de participar num encontro à distância com o escritor Sérgio Franclim, autor de Camões: As aventuras e desventuras de um poeta épico.

Durante a sessão, descobriram curiosidades sobre a vida e a obra do grande poeta, exploraram o contexto da sua época e ainda conheceram a trabalho do escritor Sérgio Franclim, a quem puderam colocar muitas perguntas e ter a agradável surpresa de o ver esclarecer todas as suas dúvidas.

No final deste encontro houve ainda lugar para um pequeno debate e uma visita guiada à exposição "Camões, Príncipe dos Poetas!"

Mais uma brilhante iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares que trouxe a magia da leitura e a aventura do conhecimento até à Biblioteca Escolar!
















sexta-feira, 28 de março de 2025

CONCERTO "CAMÕES 500 ANOS - VOX ANGELIS"

No âmbito das Comemorações do V centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões organizadas pela Biblioteca escolar D. Carlos I,  todas as turmas do 9.º ano tiveram a oportunidade de assistir ao concerto "Camões: 500 Anos - História, Música e Poesia", pelos Vox Angelis no dia 28 de março de 2025.

O mesmo realizou-se no Centro Cultural Olga Cadaval e alternou momentos musicais com um documentário sobre a vida e obra do nosso poeta nacional. 



"O concerto CAMÕES: 500 ANOS - História, Música e Poesia; é o espetáculo das 

Comemorações Nacionais dos 500 Anos do Nascimento de Luís Vaz de Camões, poeta maior da Língua Portuguesa, autor de Os Lusíadas e de uma vasta obra lírica de referência mundial. Um belíssimo espetáculo de História, Música, Poesia e Pintura, onde iremos interpretar musicalmente, na versão de Cantor, Violoncelo e Piano, alguns dos seus mais famosos sonetos, tais como "Alma minha gentil que te partiste" e  "Amor é fogo que arde sem se ver", intercalando o mesmo concerto musical com um documentário inédito sobre a vida do poeta com projeção de quadros de grandes pintores portugueses, tais como Columbano Bordalo Pinheiro e José Malhoa.

É, assim, uma viagem biográfica histórico musical de uma das personagens mais importantes e símbolo da Portugalidade. Um espetáculo inédito, original, transdisciplinar e de uma beleza musical e poética incomparável! A não perder! 

No final deste inesquecível espetáculo que encerrou uma forte vertente pedagógica, os alunos puderam ainda visitar a exposição “A Coleção Camoniana de Carvalho Monteiro” patente no MU.SA - Museu das Artes de Sintra até ao dia 19 de abril. 

A Senhora Diretora, que acompanhou a visita, dinamizou também um surpreendente e dinâmico quiz sobre o espólio presente na exposição que pretendeu consolidar os conhecimentos dos alunos sobre o príncipe dos poetas mas também educar o olhar dos alunos e alertá-los para a importância de uma exposição que contou com inúmeros objetos artísticos e documentos originais que nunca tinham sido apresentados ao público.


"Tida como a camoniana mais completa e relevante do século XIX, esta exposição procura reconstituir a coleção bibliográfica e iconográfica de Carvalho Monteiro, hoje dispersa entre coleções particulares e públicas a nível nacional e internacional através de uma sólida investigação histórico artística. 

A mostra envolve ainda espólio do Museu de Lisboa, da Biblioteca Nacional de Portugal, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, da Fundação da Casa de Bragança, da Fundação CulturSintra FP, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e da Biblioteca do Congresso (EUA), entre outras entidades e coleções particulares."
















terça-feira, 25 de março de 2025

CICLO DE CINEMA "CAMÕES: ERROS MEUS, MÁ FORTUNA, AMOR ARDENTE"

Com o intuito de apoiar o desenvolvimento do currículo da disciplina de Português e também, com vista à motivação para o estudo d' Os Lusíadas, todas as turmas do 9.º ano  participaram em sessões do Plano Nacional de Cinema desenvolvido pela Biblioteca Escolar D. Carlos I. 

Dividida em dois momentos, a primeira parte destes encontros consistiu numa apresentação sobre as aventuras e desventuras deste grande poeta épico. 

Num segundo momento, os alunos visionaram excertos do filme Camões: Erros meus, má fortuna, amor ardente do cineasta português José Leitão de Barros sobre a vida e os feitos do grande poeta. 

Camões é um filme português, realizado por José Leitão de Barros, que relata a vida e os feitos do grande poeta Luís de Camões. Concorreu à primeira edição do Festival de cinema de Cannes em 1946. 

"Um grande filme do cinema português dos anos 40 sobre a vida fascinante e aventureira do grande poeta épico Luís Vaz de Camões (António Vilar). Os seus conturbados amores, os problemas financeiros e o declínio inglório, acompanham a decadência do fausto renascentista e da pátria imperial."


Diretor: José Leitão de Barros Produção: António Lopes Ribeiro. 

Ainda procurando apoiar o currículo e mais especificamente consolidar o conhecimento de Gil Vicente, todas as turmas do 9.º ano irão assistir à peça "Auto da Índia" pela Companhia Capítulo Reversível  no âmbito do programa "Teatro à Solta - O Teatro vai à Escola".