sexta-feira, 4 de abril de 2025

MAIS UMA EXPERIÊNCIA EMULSIONANTE NO PROJETO NEWTON

 “Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.



A Biblioteca Escolar D. Carlos I tem como princípio orientador a melhoria de formação dos seus utilizadores, trabalhando para isso no sentido de criar contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia. 

Assim sendo, no presente ano letivo decidiu por dar continuidade ao projeto “Newton Gostava de Ler”. O mesmo projeto resultou de um convite que a Rede de Bibliotecas Escolares fez à Universidade de Aveiro para desenharem em conjunto um projeto que aliasse a promoção da leitura à experimentação científica e fosse possível de pôr em prática nas bibliotecas escolares integradas na RBE. 

De referir que o mesmo foi iniciado em Aveiro, em 2010-2011 e contou com o apoio do Ministério da Educação e Ciência através da Rede de Bibliotecas Escolares. 

Foi assim criado um programa anual de leitura de livros que abre as portas a todos os que pretendem experimentar e aprender ciência. Ou seja, a partir da leitura de um recurso literário, é possível criar pontes para a realização de pequenas experiências científicas. 

O projeto parte de duas conceções: a de que o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional e a de que a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência. A seu favor apresenta ainda o facto de não implicar custos elevados e de ser facilmente replicável. 

Assim, no dia 3 de abril, 33 alunos dos Núcleos de Iniciação participaram numa sessão deste projeto que teve como pano de fundo a realização de uma “EXPERIÊNCIA EMULSIONANTE”. 

A primeira parte da atividade prendeu-se com a narração da história “Na tacinha das Natas” que nos conta as aventuras escorregadias de Quac e a Flac, duas rãs muito espertas e curiosas mas cuja vida se complicou no dia em que resolveram espreitar um piquenique e caíram numa tacinha das natas. 



A segunda parte consistiu na divisão da turma em cinco grupos que se aventuraram na realização de uma atividade experimental para a qual apenas necessitaram de um frasco com tampa, uma pedrinha, uma faca e um garfo e um pacote de natas frescas. 

O encontro terminou com uma degustação de tostas com manteiga e a conclusão de que fazer manteiga está ao alcance de todos e que não se tratou de magia mas de ciência! 



quinta-feira, 3 de abril de 2025

PROJETO "HORA DO CONTO: EU, A MINHA AVÓ E CAMÕES"


“Eu, a minha Avó e Camões”


Falar sobre Luís Vaz de Camões a crianças pequenas, não é muito fácil. Foi preciso alguma imaginação e criatividade para captar a atenção dos diversos grupos que vieram até à biblioteca para ouvir falar deste grande escritor e poeta.

As crianças têm sempre alguma dificuldade em situar no tempo acontecimentos já passados, principalmente quando tiveram lugar há muito tempo - para elas, essa abstração é difícil de perceber. Assim, começámos o nosso conto com uma história verdadeira, a história de uma avó e de uma neta que iam frequentemente ao Largo de Camões, em Lisboa.

Com imagens sugestivas, fotografias, barcos em miniatura e um mapa, passámos da avó e da neta no Largo de Camões para a vida do próprio Luís de Camões, adaptando as informações que íamos dando à faixa etária de cada grupo de alunos.

Mostrámos um exemplar antigo d' "Os Lusíadas", explicando que é um só poema que conta a história das incríveis viagens dos navegadores portugueses que descobriram novas terras. As crianças encantaram-se com as muitas aventuras que o poeta viveu e, no fim, tivemos sempre voluntários para tirarem uma fotografia, encarnando Luís de Camões, com a pala no olho direito, a gola e “Os Lusíadas” na mão.

A equipa da “Hora do Conto” foi, mais uma vez, convidada para ir à EB1 de Vila Verde (do Agrupamento Alto dos Moinhos), ao 1º e ao 3º anos, e à EB1 de Ranholas (do Agrupamento Monte da Lua), ao 3º e 4º anos, onde a história também foi um sucesso!

Ana Nascimento &
Ana Vila (voluntária da leitura)


SALA 1 DO JARDIM DE INFÂNCIA - 13 FEVEREIRO 2025


















SALA 2 DO JARDIM DE INFÂNCIA - 20 FEVEREIRO 2025









NÚCLEO DE INICIAÇÃO A - 27 FEVEREIRO 2025














NÚCLEO DE INICIAÇÃO B - 13 MARÇO 2025









 NÚCLEO DE INICIAÇÃO - 20 MARÇO 2025





NÚCLEO DE INICIAÇÃO (2.º ANO) - 3 ABRIL 2025