Chegados que somos ao término deste ano letivo, é hora de fazer o balanço das atividades concretizadas. Neste post analisamos o projeto "Bom Uso da Informação" e aferimos o seu grau de sucesso. Participaram no projeto as seis turmas do 5.º ano e as sete de 6.º, tendo cada uma realizado uma média de duas sessões, num total de trinta e quatro. As sessões consistiram numa breve apresentação dos passos para a elaboração de um trabalho de pesquisa, tendo por base fontes impressas e não impressas, com especial orientação sobre a sua fiabilidade e a originalidade da produção pós-pesquisa. A temática selecionada - o texto biográfico - foi sempre orientada em função da disciplina em que a sessão decorria: trabalharam-se as biografias de Luís de Camões, Gil Vicente, Rómulo de Carvalho, Paula Rêgo e Mozart - no âmbito das disciplinas de EVT, Ciências, Educação Musical, Língua Portuguesa e HGP. No seguimento destas sessões, foi ainda realizada uma sessão especial para uma turma sobre como elaborar um powerpoint.
Da observação das sessões pelas docentes dinamizadoras e acompanhantes, foi evidente a existência de três tipos de alunos: os que, apesar das orientações, insistiram no "copy-paste" literal, não cumprindo o limite de palavras nem conseguindo construir um texto original e estruturado; um grupo maioritário de alunos que tentou aplicar as orientações, mas revelou grande dificuldade na seleção da informação, na organização das ideias e na estruturação sintática das frases; e um grupo, muito pontual, de alunos que conseguiu atingir os objetivos do projeto - produzir um texto biográfico original, estruturado e correto. Todos os alunos e professores questionados sobre os benefícios deste projeto, se manifestaram a favor da sua continuidade pelo contributo precioso na construção das aprendizagens autónomas dos alunos. Foram sugeridas outras temáticas e tipologias textuais a desenvolver, nomeadamente o texto expositivo, partindo sobretudo de uma pesquisa na internet. Foi ainda apontado como fator de sucesso deste projeto, a necessidade de reforço junto dos docentes das diferentes áreas curriculares, da complementaridade das orientações nas suas atividades letivas - aspeto que deverá ser reforçado no próximo ano letivo. Os guiões utilizados encontram-se disponíveis na barra lateral deste blogue.
Sem comentários:
Enviar um comentário