Decorreu no dia 11 de novembro de 2020 a segunda sessão do CLE - Clubes de Leitura na Escola- nas turmas do 5.º B e do 6.º A.
A obra escolhida para este encontro foi 35 Quilos de Esperança de Anna Gavalda. O livro oscila entre o registo humorístico e a comoção, e torna-se frequente ao lê-lo, sorrir com uma lágrima no canto do olho, marca de uma belíssima escrita e de um conhecimento profundo da alma humana por parte de Anna Gavalda que passa muito do seu tempo “a ver as pessoas viverem” .
Que adolescente poderá resistir a um livro que começa com:
["Detesto a escola.
É a coisa que mais odeio no mundo.
E mais ainda ...
Ela dá cabo da minha vida. ]
O livro, pontuado por tiradas cómicas e desventuras hilariantes de um rapaz de doze anos inadaptado ao sistema escolar, atinge momentos de poesia pura como em:
[No meu boletim de final do pré-escolar, Marie escreveu:
"Este rapaz tem a cabeça em forma de coador, dedos de fada e um grande coração. Tem de se conseguir fazer alguma coisa dele."
Foi a primeira e a última vez em que um membro do ensino oficial me tratou com atenção.]
A autora de Enfim, Juntos; Queria Ter Alguém à Minha Espera Num Sítio Qualquer e Eu Amava-a, traz-nos agora a história de Grégoire, um rapazinho que pesa exatamente 35 Quilos de Esperança.
Grégoire só é feliz quando faz trabalhos manuais com as suas mãos de fada, atividade onde é excepcionalmente bom. O que mais gosta na vida é de passar horas a fio a conversar e a fazer bricolage com o seu avô Léon com quem estabelece uma relação quase telepática. Mas chega o momento em que Grégoire é obrigado a crescer e a encontrar o seu caminho.
A metodologia usada nesta sessão foi a de distribuir várias questões pelos membros do Clube para aprofundar o conhecimento da obra e fomentar um debate que passou pela inadequação do sistema de ensino em casos como o de Grégoire, a adolescência, os problemas no seio da família e acabou no amor aos nossos avós e no poder curativo do amor.
Mais uma vez alunos e professores saíram do Clube de Leitura de coração cheio e enriquecidos por uma leitura que os marcará para sempre e, parafraseando Saramago, deveria ser de leitura obrigatória para todos os adultos.
Anna Gavalda nasceu em 1970 em
Boulogne-Billancourt. Fez o mestrado em Letras Modernas na Sorbonne. Vive na
região parisiense. Tem dois filhos e escreve quando eles estão na escola. O
resto do seu tempo passa-o a ver as pessoas viverem.
Para além de Enfim, Juntos é autora dos livros Queria Ter Alguém à Minha
Espera Num Sítio Qualquer, Grande Prémio RTL ¿ LIRE 2000, Eu Amava-a e 35 Quilos de Esperança.
A sua obra encontra-se traduzida em vários idiomas.
Sem comentários:
Enviar um comentário