quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

PROJETO NEWTON PROPÕE INTERESSANTES DESAFIOS MATEMÁTICOS E ENSINA A CALCULAR

“Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.

Decorreram nos dias 23 de fevereiro e 23 de março de 2022 mais duas sessões do Projeto "Newton Gostava de Ler" dinamizada pela equipa da Biblioteca Escolar D. Carlos I e que contou com a participação das turmas do 6.º D e 6.º F. 

A primeira parte destes encontros centrou-se na leitura de alguns capítulos da obra O Homem que Sabia Contar de Malba Tahan, ou como já foi descrita, a combinação perfeita entre o mundo das letras e o universo dos númerosTambém, atavés da leitura desta obra fascinante o leitor tem a hipótese de aprender a matemática pela história e a história pela matemática. 

[Um humilde pastor persa do século XIII, Beremiz Samir, exímio no exercício da arte de calcular, é o protagonista deste livro. O enredo ambienta-se no exotismo do Médio Oriente, mesclando aspectos da cultura islâmica, da herança grega e de outras grandes culturas com curiosidades da matemática e reflete com fascinante realismo o clima filosófico, religioso e social da época. 

No universo narrativo são integrados curiosos problemas e enigmas matemáticos e lógicos, aparentemente complicados mas sempre iluminados pela simplicidade dos raciocínios que lhes proporcionam solução, desvendados por Beremiz, o personagem com habilidade e raciocínio lógico. A acção termina com a tomada de Bagdad pelos mongóis, no ano de 1258 da nossa era, marco histórico que assinala o fim da hegemonia árabe no Médio Oriente.]


Já familiarizados com a espantosa habilidade de calcular da personagem principal, os alunos convidados foram por sua vez divididos em grupos e cada um desses grupos foi convidado a encontrar a solução para alguns dos problemas apresentados no livro.

Para auxiliar o raciocínio destes intrincados problemas, a equipa da Biblioteca Escolar construiu um conjunto de adereços que ajudaram a visualizar a resolução dos problemas apresentados. 

Foi uma sessão muito divertida e que provou que a matemática também pode ser um jogo aliciante.  


O 6.º D e o 6.º F aceitaram o desafio de responder a uma série de curiosos problemas matemáticos


“Gostámos muito de participar nesta atividade porque foi divertido apesar de os problemas serem difíceis. Mas assim trabalhámos o nosso cérebro."
 
“Adorámos a sessão porque foi uma experiência muito boa e queremos várias atividades como esta.”

“Gostámos muito de participar neste módulo porque achámos interessante. As atividades foram desafiadoras, diferentes e divertidas.”

“Foi muito fixe! Tivemos de pensar muito e trabalhámos em grupo.”

6.º F

“Gostámos muito de participar nesta sessão porque tem atividades práticas, conta-nos uma história engraçada sobre a arte de calcular e faz-nos pensar.”

“Achámos fixe, engraçado, principalmente aquela história sobre o deserto. Gostámos muito!:) Até à próxima!”

“Foi uma experiência que nos fez pensar mais e além disso foi divertido. O nosso grupo foi muito bom e ajudou a todos. Nós gostámos muito! Esperamos ir mais vezes.”

“Foi uma experiência diferente e divertida. Conseguimos fazer tudo com bastante facilidade e gostámos muito.”

“Gostámos muito porque trabalhámos em equipa e criámos memórias. Não estávamos à espera de fazer problemas matemáticos pois não sabíamos o nome da atividade. Mas foi divertido e interessante.” 

6.º D







A matemática também pode ser um jogo aliciante!

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