quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

O NATAL INVADIU A BIBLIOTECA ESCOLAR D. CARLOS I

Desejamos a todos os nossos queridos leitores umas boas festas recheadas de inesquecíveis leituras e  relembramos que estaremos abertos durante todo o período de interrupção letiva.











A magia inconfundível de Natal já se espalhou por toda a escola!




Deixamos-vos ainda com um poema que mais do que para a ideia de Natal nos remete para o sentido da vida.


POEMA DE NATAL

Para isso fomos feitos:
Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar os nossos mortos —
Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra.

Assim será nossa vida:
Uma tarde sempre a esquecer
Uma estrela a se apagar na treva
Um caminho entre dois túmulos —
Por isso precisamos velar
Falar baixo, pisar leve, ver
A noite dormir em silêncio.

Não há muito o que dizer:
Uma canção sobre um berço
Um verso, talvez de amor
Uma prece por quem se vai —
Mas que essa hora não esqueça
E por ela os nossos corações
Se deixem, graves e simples.

Pois para isso fomos feitos:
Para a esperança no milagre
Para a participação da poesia
Para ver a face da morte —
De repente nunca mais esperaremos...
Hoje a noite é jovem; da morte, apenas
Nascemos, imensamente.

Sophia de Mello Breyner Andresen 

EXPOSIÇÃO "NATAL ARTICULADO"



No âmbito das disciplinas de Educação visual e Educação Tecnológica, os alunos do 6º D, 6.º E, 6.º F e 6.º G, realizaram Pais Natal e Mães Natal articulados.

Com este projeto os alunos puderam dar largas à sua imaginação, sim, porque não queríamos o Pai Natal e a Mãe Natal tradicionais, queríamos personagens radicais cheios de criatividade e com o cunho pessoal de cada aluno.

O resultado final deste projeto aliciante deu origem à exposição “Natal Articulado” que mostra bem o empenho das turmas na concretização das suas personagens articuladas.

Um projeto longo e cheio de etapas que muito ensinaram aos alunos que nele participaram, e que, de certo, deixou vontade de voltar a repetir a experiência com personagens diferentes.

Professora Sandra Hormigo












quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

ALUNOS DA SALA ARCO-ÍRIS PARTICIPAM NO PROJETO "NEWTON GOSTAVA DE LER"

“Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.

A Biblioteca Escolar D. Carlos I tem como princípio orientador a melhoria de formação dos seus utilizadores, trabalhando para isso no sentido de criar contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia. Assim sendo, no presente ano letivo decidiu aliar-se ao projeto “Newton Gostava de Ler”. O mesmo projeto resultou de um convite que a Rede de Bibliotecas Escolares fez à Universidade de Aveiro para desenharem em conjunto um projeto que aliasse a promoção da leitura à experimentação científica e fosse possível de pôr em prática nas bibliotecas escolares integradas na RBE. De referir que o mesmo foi iniciado em Aveiro, em 2010-2011 e contou com o apoio do Ministério da Educação e Ciência através da Rede de Bibliotecas Escolares. 

Foi assim criado um programa anual de leitura de livros que abre as portas a todos os que pretendem experimentar e aprender ciência. Ou seja, a partir da leitura de um recurso literário, é possível criar pontes para a realização de pequenas experiências científicas. 

O projeto parte de duas conceções: a de que o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional e a de que a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência. A seu favor apresenta ainda o facto de não implicar custos elevados e de ser facilmente replicável. 

Assim sendo, no dia 14 de dezembro, alguns dos alunos da Sala Arco-íris aceitaram o desafio de virem à Biblioteca e participar numa “EXPERIÊNCIA EMULSIONANTE”. 

A primeira parte da atividade prendeu-se com a narração da história “Na tacinha das Natas” que nos conta as aventuras escorregadias de Quac e a Flac, duas rãs muito espertas e curiosas mas cuja vida se complicou no dia em que resolveram espreitar um piquenique e caíram numa tacinha das natas. 

Na segunda-parte deste encontro os nossos queridos convidados não hesitaram em aventurar-se nesta experiência para a qual apenas necessitaram de um frasco com tampa, uma pedrinha, uma faca e um garfo e um pacote de natas frescas. 

Foi com muito espanto que após a realização da experiência, os pequeninos cientistas descobriram que fazer manteiga está ao alcance de todos e que não se tratou de magia mas de ciência! 

O encontro terminou com a degustação desta fresquíssima manteiga e a confirmação de que através da agitação mecânica é possível originar a migração dos triglicéridos cristalinos (rígidos) para o exterior do glóbulo da gordura, danificando a membrana e expondo o seu conteúdo. 





quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

PROJETO "HORA DO CONTO: HISTÓRIAS INCRÍVEIS"

Neste semestre, o projeto "HORA DO CONTO:HISTÓRIAS INCRÍVEIS" centraram-se no tema da PAZ, reagindo à situação convulsa que se vive no mundo.

Para os mais pequenos, Jardim de Infância e Núcleos de Iniciação, escolhemos o Livro da Paz, do inspirado escritor e ilustrador norte-americano Todd Parr. 

A partir dessa obra, pudemos abordar diversas temáticas, nomeadamente, a solidariedade, a entreajuda e as relações afetivas; em suma, a necessidade de fazer do mundo um local de tranquilidade e afetos. Para estes grupos, o Livro da Paz caminhou ao lado do poema "A Paz" de Sidónio Muralha.

No final de cada sessão, os alunos foram “desafiados” a realizarem a sua própria representação da paz, baseada em obras de Picasso, alusivas a este tema, que lhes demos a conhecer.

Com os mais velhos, Núcleos de Consolidação e Consolidação com Desenvolvimento, para além dos assuntos realçados no Livro da Paz, recorremos à inspiradíssima obra "Imagine", numa edição bilingue de apoio à Amnistia Internacional. Esta obra apresenta o inesquecível poema de John Lennon, um dos maiores compositores do século XX, com ilustrações de Jean Jullien. 

Com este poema aprofundámos as temáticas acima referidas, acrescentando algumas noções de história política, social e religiosa, com o devido respeito pelas realidades inerentes a cada criança e ao seu contexto familiar. Obviamente que estes alunos tiveram o privilégio de ouvir a versão original da canção e de ver o respetivo videoclip oficial, e aproveitaram para entoar a canção.

O trabalho proposto aos alunos foi escreverem duas ou três frases sobre como imaginariam um mundo melhor e fazerem uma pequena ilustração.


No final de ambas as sessões, alguns adereços realizados pelo professor Afonso Carrolo enriqueceram o nosso trabalho, dando lugar a fotografias muito engraçadas. Quem não gostaria de ser, ainda que por breves momentos, John Lennon?

Professora Ana Nascimento &

Ana Gil Vila (professora aposentada da nossa escola e Voluntária da Leitura)


18 DE OUTUBRO 2023

SALA 1 DO JARDIM DE INFÃNCIA 





25 DE OUTUBRO 2023

SALA 2 DO JARDIM DE INFÃNCIA 





15 DE NOVEMBRO DE 2023_NÚCLEO DE INICIAÇÃO B (1.º ANO)

 












29 DE NOVEMBRO DE 2023_NÚCLEO DE INICIAÇÃO A (2.º ANO)

 






6 DE DEZEMBRO DE 2023_2.º ANO