quinta-feira, 2 de maio de 2024

PROJETO NEWTON ENSINA A FAZER CREME DE MÃOS

 “Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.


Decorreram no dia 2 de maio de 2024, mais duas sessões no âmbito do Projeto Newton Gostava de Ler para as Salas 1 e 2 do Jardim de Infância da EB D. Carlos I que tiveram como foco experimental a produção de creme de mãos. 

A metodologia foi a já habitual neste projeto, partindo-se da leitura e exploração de um recurso literário, criam-se pontes para a realização de pequenas experiências científicas. 

Assim, os alunos começaram por ouvir a narração da história "As mãos não são para bater" de Martine Agassi, que através de um vastíssimo conjunto exemplos de tudo o que as nossas mãos nos permitem fazer, vai ensinando as crianças a não serem violentas. Ao longo da história as crianças são instintivamente levadas a imitar os gestos descritos por mãos de todas as cores e feitios, o que para além de tornar a escuta um jogo divertido, leva à identificação com os comportamentos evidenciados, ou seja, com as formas positivas de usar as mãos para comunicar. 

Também, ao identificarem as emoções negativas que as podem levar a comportamentos errados e assim a evitá-los, a sessão serviu também para desenvolver as competências socioemocionais dos pequenos leitores e promover a erradicação da violência. Mesmo quando se sentirem zangadas, irritadas, tristes, ciumentas ou assustadas as crianças interiorizam que nesses momentos devem evitar usar as mãos para bater e recorrer a estratégias para aliviar essa tensão negativa como fazerem um desenho do que sentem ou fazerem muita força com as mãos contra uma parede. 


Num segundo momento deste encontro chegou a vez de falar do maior órgão do nosso corpo: a pele! Depois de uma explicação sobre as camadas da nossa pele - 
epiderme, derme e hipoderme - os alunos do Jardim de Infância aprenderem que a cor variável da pele se deve à quantidade e tipo de melanina que existe no corpo humano. 

Num terceiro momento, e como estávamos na véspera do Dia da Mãe, os nossos convidados usaram as mãos para confecionar  um boião de creme hidratante para ofereceram às respetivas Mães. Para isso precisaram de uma vasta panóplia de instrumentos e ingredientes: gobelets de vidro; varetas de agitação; espátulas; pipetas de Pasteur; lanolina; azeite, água destilada, pectina e óleos essenciais.  

Ao longo da parte experimental foram ainda dadas algumas informações sobre alguns dos ingredientes utilizados, como a lanolina que, como o nome indica, é um produto natural obtido a partir da cera de lã bruta; a pectina,  uma fibra solúvel encontrada nas cascas de frutos e alguns vegetais, e também sobre as propriedades medicinais do azeite e dos óleos essenciais. 

No fim de muito agitar e depois de obtida uma emulsão perfumada e hidratante, foi visível a satisfação dos alunos que numa única sessão beneficiaram de uma experiência de leitura, ciência e cidadania e desenvolvimento. 

Esta divertida e emoliente atividade experimental veio novamente comprovar como a Biblioteca Escolar pode promover a autonomia e as aprendizagens ao longo da vida.


SALA 1 DO JARDIM DE INFÂNCIA



SALA 2 DO JARDIM DE INFÂNCIA








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