terça-feira, 18 de junho de 2024

TEATRO PARA GRAÚDOS COM MARIANA MAGALHÃES

O grupo “Teatro para graúdos” surgiu pela vontade de iniciar um grupo teatral que envolvesse todos os graúdos do Agrupamento de Escolas D. Carlos I. 
Assim, no ano letivo 2023/2024 iniciou-se esta aventura, dirigida pela artista residente Mariana Magalhães, na companhia de várias companheiras e alunas assíduas, sendo estas as professoras: Cristina Didelet, Regina Lambiza, Fernanda Azevedo, Joana Martins, Mónica Lopes, Vera Street, Andreia Serineu e Ana Filipa Nunes.


O grupo encontrou-se quinzenalmente, muitas vezes aos fins de semana, na escola D. Carlos I, de forma a cumprir essa vontade de construir um espetáculo teatral. Podemos dizer que estes encontros se basearam em jogos teatrais, em redescobrir o “brincar”, na leitura de obras dramáticas, mas, também, em partilhas profundas entre um conjunto de pessoas que, normalmente, só se encontrariam no contexto laboral. 


Após muitas discussões, o grupo chegou à conclusão de que gostaria de apresentar um espetáculo que estivesse relacionado com a temática do 25 de Abril, de forma a dar resposta às celebrações dos 50 anos do 25 de Abril que aconteceram ao longo de todo o Agrupamento.


O conto principal “Morais Soares n.º7”, no qual se baseou o espetáculo, foi escrito pela artista residente e encenadora Mariana Magalhães, e aborda a história de uma mulher de nome Maria da Liberdade, que nos apresenta o 25 de Abril através dos olhos de uma mulher de 77 anos que, por ironia do destino, nasceu no dia que havia de ficar conhecido em Portugal como a Revolução dos Cravos. E, porque a Revolução foi feita por muitas vozes, acrescentou-se a este conto outras palavras de resistência, como poemas de Sophia de Mello Breyner, de Manuel Alegre e alguns trechos de jornais ou artigos históricos alusivos à implantação da 1º República em Portugal. 


Como as vozes da revolução não são apenas discursos, o espetáculo incluía ainda canções como a de Sérgio Godinho “Que Força é essa”, o hino de liberdade “Bella Ciao” e, na apresentação final, “Depois do Adeus” de Paulo de Carvalho e “Amanhã de Manhã” do grupo feminino As Doce.

A primeira apresentação concretizou-se no dia 24 de Abril, no âmbito das comemorações do 25 de Abril no Agrupamento, na sala de professores da Escola D. Carlos I e contou com a participação das professoras acima mencionadas. Contou ainda com a participação do aluno José Afonso do 9.º C que dançou uma dança alusiva à liberdade. No som, contou com a ajuda preciosa do professor Victor Santos. 


Todos os adereços presentes na apresentação foram doações das participantes. O Gangue da Malha construiu uma bandeira de Portugal especificamente para este espetáculo e, a D.ª Licínia Martins e a D.ª Helena Costa fizeram a leitura de um texto alusivo aos direitos da mulher.

A segunda e última apresentação concretizou-se no dia 18 de junho, na sala de professores da EB D. Carlos I. A esta apresentação juntou-se a professora Manuela Vaz que, impressionada com a primeira apresentação, quis juntar-se a este grupo de mulheres. 
A segunda apresentação pretendia contar a história de Maria da Liberdade até ao fim, já que a primeira apresentação apenas abriu o apetite e deixou a história em aberto.

Agora que terminou o ano letivo, ficam as saudades, os abraços partilhados, os sorrisos rasgados e a esperança de que o grupo regresse para o ano, com mais histórias para contar.

Mariana Magalhães, Artista Residente do AE D. Carlos I



Sem comentários: