sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

VENCEDORES DOS BIBLIOCONCURSOS DE FEVEREIRO 2025

EXPOSIÇÃO "AS FLORES DA PAZ"

No âmbito da comemoração da “Semana dos Afetos”, os alunos das turmas do 7.º A, 7.º B, 7.º D  e 7.º E, na disciplina de Educação Visual, trabalharam a obra de arte “The Flowers of Peace” de Pablo Picasso. Depois de analisada a obra, cada aluno fez a sua reinterpretação.

O resultado culminou na exposição que esteve patente ao longo do mês de fevereiro na Galeria Almada Negreiros, que conta igualmente com trabalhos dos alunos do Agrupamento.

Professora Sara Rocha


Pablo Picasso, The Flowers of Peace, 1958






quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

BIBLIOTECA DE TURMA

É sempre um prazer receber quinzenalmente todas as turmas do 1.º Ciclo da EB D. Carlos I pois é visível a alegria com que requisitam os livros das suas preferências, e sobretudo porque têm tido a oportunidade de serem os primeiros a sentir o cheirinho do papel novo de um vasto fundo documental recentemente adquirido. 



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

PROFESSORES BIBLIOTECÁRIOS DE SINTRA PARTICIPAM NO "SUPER SEARCHERS PORTUGAL"


As professoras bibliotecárias do AE D. Carlos I participaram na ação de curta duração intitulada "SUPER SEARCHERS" que decorreu, na  EB Leal da Câmara no dia 24 de fevereiro de 2025.

Nesta formação foram disponibilizadas metodologias e ferramentas para dotar o público-alvo de conhecimentos relevantes para uma pesquisa online proficiente.


 

domingo, 23 de fevereiro de 2025

SALA 1 DO JI VEIO AO PROJETO NEWTON FAZER GELADO SEM FRIGORÍFICO

  “Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”

No dia 22 de fevereiro de 2025, os alunos da sala 1 do Jardim de Infância da EB D. Carlos I, vieram à Biblioteca D. Carlos I participar numa sessão deste projeto que teve como pano de fundo a realização de um “GELADO CIENTÍFICO”. 


A primeira parte da atividade prendeu-se com o visionamento de um excerto do filme A Idade do Gelo 2: Descongelados de Carlos Saldanha. 

"Manny, Sid e Diego estão de regresso numa nova e incrível aventura. A Idade do Gelo chegou ao fim e os animais estão deliciados com o seu novo mundo - um paraíso descongelado, cheio de parques de água, géisers e poços... Mas quando, Manny o mamute, Sid a preguiça e Diego o tigre, descobrem que as milhas de gelo derretido poderão inundar o seu vale, eles têm de avisar os outros animais seus companheiros, e de alguma maneira encontrar um caminho para escaparem ao dilúvio que se aproxima."




Num ambiente de diálogo informal, a segunda parte da sessão foi dedicada à exploração dos conteúdos científicos. Os alunos começaram por conhecer a história do gelado ao longo da história, nomeadamente que a palavra  “Sberbeth”, ou seja “Neve Doce” em árabe, originou a atual palavra “Sorvete”, mistura de neve com mel e sumos de fruta. 

Os alunos aprenderam também alguns factos sobre a origem das essências naturais, dos aromatizantes artificiais e da sacarose. 
A apresentação teórica acabou com a explicação, passo a passo, do processo de transformação da emulsão de gordura em gelado.




A terceira parte da atividade consistiu na confeção por parte dos alunos de gelado de acordo com as fases de fabrico aprendidas. 
O resultado foi um delicioso gelado apresentando as habituais características de suavidade, corpo e  sabor que nenhum dos presentes quis deixar de provar!
















quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

DIA INTERNACIONAL DAS RAPARIGAS E MULHERES NA CIÊNCIA

Dia 11 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, uma iniciativa criada em 2015, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como forma de alertar para a desigualdade de género que penaliza as oportunidades e carreiras das mulheres nos domínios da ciência, da tecnologia e da inovação.

Para ilustrar esta luta, nada melhor do que o visionamento de filmes onde se demonstre  o papel preponderante das mulheres para o avanço da ciência.

Assim, de 11 a 20 de fevereiro, no âmbito das atividades do Plano Nacional de Cinema e em articulação com as docentes de Físico-Química, foram realizadas 16 sessões para todas as turmas do 9.º ano  e alunos dos Cursos de Educação e Formação na Biblioteca Escolar D. Carlos I, onde estes tiveram a oportunidade de visionar os filmes Radioactive, um filme sobre Marie Sklodowska, e Hidden Figures, um filme sobre Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson,  três mulheres afro-americanas cujos cérebros brilhantes lhes valeram cargos na NASA, apesar da segregação racial e sexual ser ainda uma realidade. 



Marie Curie foi efetivamente uma mulher extraordinária, que, mesmo numa época onde imperava o machismo e a xenofobia, venceu preconceitos e trabalhou arduamente, realizando descobertas que tiveram um forte impacto no mundo. 



As suas conquistas, dois prémios Nobel, o facto de ter sido a primeira mulher a lecionar na Universidade de Paris, revelaram-se tanto ou mais extraordinárias considerando o machismo que imperava na época e as dificuldades que daí decorriam, nomeadamente as que sentiu no exercício das suas atividades académicas e na obtenção de recursos e equipamentos para as suas pesquisas. 

Marie também foi vítima de preconceito por ter se envolvido com um homem casado, que não sofreu as mesmas ofensas públicas, após o falecimento de seu marido Pierre Curie.


Início da década de 1960. Os EUA e a União Soviética encontram-se em plena Guerra Fria. A disputa pela corrida espacial entre as duas potências é uma evidência e nenhum dos países está disposto a perder a oportunidade de colocar o primeiro homem no espaço. 

Numa época em que os computadores eram ainda muito rudimentares, foram as suas extraordinárias capacidades de cálculo matemático de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson que definiram as complexas trajectórias que tornaram possível colocar na órbita da Terra o astronauta John Glenn, no dia 20 de Fevereiro de 1962. 

Tornou-se assim o primeiro norte-americano a fazê-lo. O soviético Yuri Alekseyevich Gagarin, a bordo da nave Vostok 1, já o tinha conseguido em de Abril do ano anterior. 


Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson


 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

SEMANA DOS AFETOS NO AE D. CARLOS I

Decorreu de 10 a 14 de fevereiro de 2025 no AE D. Carlos I a Semana dos Afetos

Para além da exposição de trabalhos alusivos à efeméride, alguns provenientes de outras escolas do Agrupamento, todos os elementos da comunidade educativa foram convidados a deixar uma mensagem de afeto numa caixinha construída para esse efeito. 












A D.ª Maria José Matos e a D.ª Célia Sebastião, membros da equipa da BECRE D. Carlos I foram os cupidos de serviço e trataram de distribuir pelas várias turmas, assistentes operacionais e professores, as muitas mensagens de amor e amizade que encheram de alegria os seus destinatários.