O projeto “HORA DO CONTO” da Biblioteca escolar D. Carlos I tem preferencialmente como público-alvo o Jardim de Infância e 1.º Ciclo da EB1 D. Carlos I.
Este projeto visa proporcionar aos alunos sessões de promoção da leitura com o objetivo de criar e manter nas crianças o hábito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização das bibliotecas ao longo da vida. Nestas sessões os alunos têm ainda a oportunidade de estar em contacto com o livro e conhecer escritores proeminentes da literatura infanto-juvenil.
Essencialmente na génese deste projeto subjaz a ideia de que a leitura, os recursos e serviços da comunidade escolar consubstanciam a ideia de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são indispensáveis à construção de uma cidadania efetiva e responsável e à participação democrática.
Assim, e no âmbito das atividades das Semanas da Leitura comemoradas no agrupamento, todas as turmas do 1.º Ciclo da EB1 D. Carlos I tiveram a oportunidade de assistir a um encantatório teatro de fantoches ao som de Rodrigo Leão que teve por base a fábula a preto-e-branco de Shel Silverstein: A Árvore Generosa.
A obra é uma fábula sobre a amizade, a consciência ecológica e a passagem para a vida adulta. Os estreitos laços que aproximam o menino e a árvore transformam-se, pouco a pouco, em distância e silêncio. Ela sempre acolhe e oferta; ele tudo pede e retira. A árvore propõe uma relação de troca sincera e desinteressada - essa que o menino parece desaprender à medida que cresce e se torna adulto.
A obra foi ainda ponto de partida para uma atividade de filosofia para crianças em que os mais novos questionaram e analisaram alguns dos conceitos veiculados na história, tais como “felicidade”, “altruísmo”, “amizade”, “preservação ambiental”.
Deste modo, e através de um diálogo socrático, os alunos puderam verbalizar o seu pensamento e estabelecer um confronto de ideias, desenvolvendo a sua capacidade de pensar em conjunto e, consequentemente, caminhando no sentido de se tornarem cidadãos autónomos, com sentido crítico e consciência moral, e sobretudo capazes de agir em conjunto em prol de um bem comum e de uma sociedade mais justa.
Deste modo, e através de um diálogo socrático, os alunos puderam verbalizar o seu pensamento e estabelecer um confronto de ideias, desenvolvendo a sua capacidade de pensar em conjunto e, consequentemente, caminhando no sentido de se tornarem cidadãos autónomos, com sentido crítico e consciência moral, e sobretudo capazes de agir em conjunto em prol de um bem comum e de uma sociedade mais justa.
Um dos momentos mais agradáveis foi quando alguns dos alunos estabeleceram paralelismos literários entre a A Árvore Generosa de Shel Silverstein e o fabuloso conto “O Príncipe Feliz” de Oscar Wilde, previamente explorado nestas sessões do projeto Hora do Conto. Num exercício de associação, alunos do primeiro ciclo foram capazes de recordar o conceito de altruísmo e abnegação discutidos e identificar a similitude entre a árvore que, por amor, se dá por inteiro a um menino e o jovem príncipe que, também através de um amor supremo, até dos seus olhos se desfaz para ajudar os pobres da sua cidade.
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