quarta-feira, 10 de novembro de 2021

PROJETO NEWTON ENSINA EXPERIÊNCIA EMULSIONANTE

 “Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.



A Biblioteca Escolar D. Carlos I tem como princípio orientador a melhoria de formação dos seus utilizadores, trabalhando para isso no sentido de criar contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia. 

Assim sendo, no presente ano letivo decidiu por dar continuidade ao projeto “Newton Gostava de Ler”. O mesmo projeto resultou de um convite que a Rede de Bibliotecas Escolares fez à Universidade de Aveiro para desenharem em conjunto um projeto que aliasse a promoção da leitura à experimentação científica e fosse possível de pôr em prática nas bibliotecas escolares integradas na RBE. 

De referir que o mesmo foi iniciado em Aveiro, em 2010-2011 e contou com o apoio do Ministério da Educação e Ciência através da Rede de Bibliotecas Escolares. 

Foi assim criado um programa anual de leitura de livros que abre as portas a todos os que pretendem experimentar e aprender ciência. Ou seja, a partir da leitura de um recurso literário, é possível criar pontes para a realização de pequenas experiências científicas. 

O projeto parte de duas conceções: a de que o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional e a de que a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência. A seu favor apresenta ainda o facto de não implicar custos elevados e de ser facilmente replicável. 

Assim, no dia 10 de novembro, 33 alunos do 3.º ano participaram numa sessão deste projeto que teve como pano de fundo a realização de uma “EXPERIÊNCIA EMULSIONANTE”. 

A primeira parte da atividade prendeu-se com a narração da história “Na tacinha das Natas” que nos conta as aventuras escorregadias de Quac e a Flac, duas rãs muito espertas e curiosas mas cuja vida se complicou no dia em que resolveram espreitar um piquenique e caíram numa tacinha das natas. 




A segunda parte consistiu na divisão da turma em cinco grupos que se aventuraram na realização de uma atividade experimental para a qual apenas necessitaram de um frasco com tampa, uma pedrinha, uma faca e um garfo e um pacote de natas frescas. 

O encontro terminou com um chá e tostas com manteiga onde foi fácil comprovar que fazer manteiga está ao alcance de todos e que não se tratou de magia mas de ciência! 







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