PROJETO "NEWTON GOSTAVA DE LER" ENSINA A FAZER BOLO DE CANECA AOS MAIS PEQUENOS
“Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.
A Biblioteca Escolar D. Carlos I tem como princípio orientador a melhoria de formação dos seus utilizadores, trabalhando para isso no sentido de criar contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia. Assim sendo, pelo segundo ano letivo decidiu aliar-se ao projeto “Newton Gostava de Ler”.
O mesmo projeto resultou de um convite que a Rede de Bibliotecas Escolares fez à Universidade de Aveiro para desenharem em conjunto um projeto que aliasse a promoção da leitura à experimentação científica e fosse possível de pôr em prática nas bibliotecas escolares integradas na RBE. De referir que o mesmo foi iniciado em Aveiro, em 2010-2011 e contou com o apoio do Ministério da Educação e Ciência através da Rede de Bibliotecas Escolares.
Foi assim criado um programa anual de leitura de livros que abre as portas a todos os que pretendem experimentar e aprender ciência. Ou seja, a partir da leitura de um recurso literário, é possível criar pontes para a realização de pequenas experiências científicas.
O projeto parte de duas conceções: a de que o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional e a de que a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência. A seu favor apresenta ainda o facto de não implicar custos elevados e de ser facilmente replicável.
As primeiras duas sessões do ano letivo de 2021-2022 realizaram-se nos dias 20 de outubro e 3 de novembro, respetivamente nas duas Salas de Jardim de Infância da EB D. Carlos I.
Deste modo, a primeira parte da atividade prendeu-se com uma encantadora história de amor retratada em O Sapo Apaixonado de Max Velthuijs, artista holandês de reputação internacional, cujos livros têm sido publicados no mundo inteiro. Entre os seus numerosos prémios contam-se o Lápis de Ouro da Holanda (duas vezes) e o American Graphic Award da Society of Ilustrators.
Depois de debaterem esta história cheia de sabedoria sobre os afetos e a aceitação do outro, chegou a hora de descobrir mais sobre o chá e os efeito da temperatura nos ingredientes.
Para a realização desta atividade experimental cada grupo apenas necessitou de um micro-ondas, uma colher de sopa, uma faca, uma caneca, um prato, um copo de café, uma colher de café, chocolate em pó, farinha para bolos com fermento, um pouco de açúcar e um ovo.
Foi com bocas de espanto que os pequeninos cientistas assistiram ao fenómeno da transformação da massa.
Depois de desafiados a repetirem a experiência em casa com os pais, a sessão terminou com a prova dos bolos e do chá que tinham confecionado.
SALA 2 DO JARDIM DE INFÂNCIA / 20 DE OUTUBRO DE 2021
SALA 1 DO JARDIM DE INFÂNCIA / 3 DE NOVEMBRO DE 2021
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