quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

BIBLIOTECA ESCOLAR D. CARLOS I PROMOVE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Nos anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020, um conjunto de escolas do Concelho de Sintra, no qual se incluiu também o AE D. Carlos I, participou num estudo internacional da O.C.D.E. (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), conduzido pela Fundação Calouste Gulbenkian que pretendeu analisar o ADN socioemocional dos alunos do concelho e mais propriamente o papel das escolas de Sintra na promoção das competências socioemocionais.

A Equipa de Monitorização e Avaliação das Academias de Conhecimento Gulbenkian partiu das seguintes questões: Será possível medir corretamente a criatividade ou a capacidade para fazer amizades? Serão as competências sociais e emocionais a mesma coisa nos diferentes países? Estas competências desenvolvem-se ou são apenas parte da nossa personalidade? Como crescem estas competências? Será possível medir este crescimento?    

Mas afinal o que são as competências socioemocionais? 

Segundo o que foi possível concluir deste estudo realizado em Sintra, são um vasto conjunto de competências, atributos e características individuais, que incluem a) Interesse nas ideias e dedicação à aprendizagem; b) Capacidade para gerar novas formas de pensar; c) Capacidade para ser pontual e cumprir prazos; d) Disponibilidade para criar e manter amizades; e) Poder de controlar as nossas frustrações; f) Confiança nos outros. E uma das conclusões mais fantásticas deste estudo é a de que sendo competências, podem ser aprendidas e mudam ao longo da vida!

No presente ano letivo, o AE D. Carlos I tem levado a cabo um conjunto de atividades que permitem desenvolver estas ditas competências. Mas para quê e porquê? Precisamente porque as mesmas são preditoras do sucesso académico! ...E também da saúde mental, do bem-estar e do sucesso ao longo da vida! 

Aspetos curiosos apresentados por este estudo são o de que os alunos com vantagens socioeconómicas apresentam níveis mais elevados de quase todas as habilidades sociais; escolas com mais e piores episódios de bullying têm alunos com níveis mais baixos de competências sociais e emocionais. 


Um outro é o facto de que as ditas competências socioemocionais se desenvolvem gradualmente ao longo da vida, mas, ao contrário das restantes aprendizagens, algumas diminuem entre os 10 e os 15 anos num processo de desenvolvimento comum a todos os países. Ou seja, não se desenvolvem todas em simultâneo - competências como o pensamento crítico adquirem-se mais tarde.

Vejamos o seguinte exemplo: os rapazes por volta dos 15 anos apresentam uma maior “Regulação emocional”, que consiste em dispor de uma maior resistência ao stress, otimismo e controlo emocional, e um maior “Envolvimento com os outros”, apresentando assim maior assertividade. Por sua vez, as raparigas da mesma faixa etária apresentam maior “Responsabilidade”, “Empatia”, “Cooperação”, “Tolerância” e “Motivação de realização”.  

E a escola? Pode ter impacto no desenvolvimento das competências socioemocionais?

Segundo o estudo, quanto mais os alunos e alunas percecionam a escola como um lugar onde se valoriza a colaboração, a cooperação, mais elevados são os níveis das suas competências sociais e emocionais. Professores que reportam estar numa escola que promove competências sociais e emocionais, têm alunos com maiores níveis de competências de otimismo, energia e confiança nos outros. 

O agrupamento D. Carlos I está no presente ano letivo a desenvolver um conjunto variado de atividades e projetos para promover estas competências de forma sistemática.

Uma das estruturas que tem investido na promoção de uma "Mentalidade de Crescimento" - [Growth Mindset vs. mentalidade fixa] – tem sido a sua Biblioteca Escolar, nomeadamente através da realização de inúmeras sessões de promoção da leitura, iniciativas artísticas e culturais, encontros com personalidades várias e participação em projetos de cariz nacional e internacional. 

Veja-se a título de exemplo o desenrolar da tradicional Hora do Conto, habitualmente dirigida aos alunos do 1.º ciclo e Pré-Escolar, que no presente ano letivo direcionou o seu foco para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais em geral, procurando sobretudo que os pequenos leitores atinjam níveis mais elevados de criatividade, energia, otimismo, sociabilidade e confiança.

As mesmas estão a ser conduzidas pela Professora Ana Nascimento, elemento da Equipa da Biblioteca D. Carlos I, e pela Professora Ana Vila, Professora aposentada da nossa escola que integra o projeto como Voluntária da Leitura. Às duas desde já agradecemos a entrega e dedicação a este projeto.  

O projeto prevê um programa anual de leitura de livros em que, transversalmente, as emoções  estão presentes, criando-se pontes e motivações para a realização de pequenos debates e reflexões experimentais envolvendo adereços e materiais que colhem de espanto os jovens leitores. 

Se os alunos/as que percecionam ter relações positivas com os professores e professoras, têm níveis mais elevados de competências sociais e emocionais, estas associações tornam-se tanto ou mais fortes quando estamos a lidar com alunos mais novos. Importa por isso que, desde muito pequenos, os nossos alunos consigam identificar conscientemente o que estão a sentir, podendo proceder a uma auto-regulação emocional imprescindível para a sua saúde mental e sucesso académico. 

Segundo o referido estudo internacional conduzido pela Fundação Calouste Gulbenkian, para desenvolver competências de auto-regulação emocional é importante: saber identificar emoções; saber identificar emoções em mim; saber identificar emoções nos outros; e saber gerir regular essas emoções.

Foi com base nestas premissas e com o objectivo de trabalhar competências socioemocionais como a auto-regulação, o auto-conhecimento e a comunicação, que nos dias 18 outubro, 25 outubro e 8 novembro, , se realizaram três sessões no âmbito do Projeto de Leitura: “Hora do Conto: HISTÓRIAS EMOCIONANTES!” para as três turmas dos Núcleos de Iniciação-1.º Ano e Núcleos de Iniciação-2.º Ano. 

A partir da leitura de O Monstro das Cores de Anna Llenas, e de um conjunto de frascos com fitas de diferentes cores, as emoções foram explicadas às crianças através de associações simples. A personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Ele não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.

Por sua vez, nos dias 22 novembro, 24 novembro, 29 novembro, 6 dezembro, 13 dezembro e 15 dezembro foram realizadas mais seis sessões para as duas salas do Pré-escolar da EB D. Carlos I, os Núcleos de Consolidação-3.º ano e os Núcleos de Desenvolvimento-4.º Ano, em que a obra explorada foi O Novelo de Emoções de Elizabete Neves, magnificamente ilustrada por Natalina Cóias.

Uma menina chamada Marta não sabe o que se passa com ela, pois sente algo que não consegue explicar. Eis que surge o seu amigo Sukha, e através de um novelo de lã imaginário, constituído por cinco fios de cores diferentes, todos misturados, correspondendo cada um a uma emoção primária, vai demonstrar que o que ela sente são emoções. 

Com exemplos do seu dia-a-dia, Sukha vai ensinar Marta a reconhecer as emoções, que não são boas nem más, mas que transmitem sempre uma mensagem. 

As Educadoras Anabela Jacinto e Alexandra Brandão, ao comando da Sala 1 e 2 da EB D. Carlos I, respetivamente, ficaram tão positivamente impressionadas pela dinamização desta Hora do Conto que decidiram construir com os seus alunos, uma réplica a três dimensões da personagem Marta e oferecê-la à Biblioteca Escolar. Muito obrigada por este gesto também ele emocionante! 


O Projeto de Leitura “Hora do Conto: HISTÓRIAS EMOCIONANTES!” continuará a dar cartas no segundo semestre e estou segura de que na realização de cada sessão crescerá o interesse e sedimentar-se-á a seguinte premissa: toda a Biblioteca Escolar é um espaço de emoção!


Professora Sandra Pratas

Coordenadora da Biblioteca Escolar D. Carlos I




18 de OUTUBRO_Núcleo de Iniciação (1.º Ano) 








25 de OUTUBRO_Núcleo de Iniciação (1.º Ano) 






8 de NOVEMBRO_Núcleo de Iniciação (2.º Ano) 




22 de NOVEMBRO_Núcleo de Consolidação (3.º Ano) 









24 de NOVEMBRO_SALA 2 DO PRÉ-ESCOLAR 








29 de NOVEMBRO_Núcleo de Consolidação (3.º Ano) 






6 de DEZEMBRO_Núcleo de Consolidação (4.º Ano)













13 de DEZEMBRO_Núcleo de Consolidação (4.º Ano)
















15 de DEZEMBRO_SALA 1 DO PRÉ-ESCOLAR 





Confiram aqui as belíssimas ilustrações da história trabalhada na biblioteca pelos alunos do Núcleo de Consolidação A 
(2.º Ano): 




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