Decorreram nos dias 7 de março – 5.º A – e 14 de março – 5.º E – duas sessões relativas à exploração do 4.º livro dos Clubes de Leitura na Escola nas turmas do 5.º ano.
A história lida foi A Namorada Japonesa do Meu Avô de José Fanha, que apela a miúdos e graúdos sem exceção.O avô Jaime é divertido, toca muitíssimo bem violino, conta histórias desaparafusadas e nunca pára com as suas “pantominices”. A avó Emília é doce, gosta de crochet e de fazer geleia de mão de vaca. Os dois vivem felizes na companhia da filha, do genro e do neto, até ao dia em que uma “doença má” leva a princesa do avô Jaime para o céu.
Para impedir o avô de se afundar numa depressão, Zezinho ensina-o a usar o computador e apresenta-o ao mundo aditivo das redes sociais. Depois de um percurso de iniciação nestes novos mundos virtuais que o lançam num estado de verdadeira euforia, o avô Jaime descobre com pena que nunca receberá uma resposta do Papa ou do Presidente dos Estados Unidos da América aos seus emails ou que o mais recente convite de amizade que recebera não é mesmo da Hanna Montana. A perda da inocência virtual culmina com o fim de uma relação virtual com uma namorada Japonesa que lhe deixa o coração partido.
Com esta adição ao mundo virtual e a fuga à solidão da viuvez, os papéis de neto e avô invertem-se, sendo agora o neto a fazer os reparos que há algum tempo atrás o avô lhe fazia a ele. E é precisamente Zezinho que vai ajudar este “rapazinho um bocado velho” a crescer, mostrando-lhe que por muito interessante que seja o mundo online, apenas o céu, a praia, o mar, os jardins, as árvores, as namoradas e os amigos de carne e osso, com as suas alegrias e tristezas, as suas palavras amargas e doces, os seus poemas, nos podem ajudar a descobrir o prazer de viver.
A obra é mais uma confirmação de José Fanha como um dos grandes autores da literatura infanto-juvenil portuguesa e sem dúvida homenageia, tal como em 35 Quilos de Esperança de Anna Gavalda, a relação ímpar que se estabelece entre avós e netos.
A segunda parte deste encontro consistiu na realização de um mini-workshop de poesia tradicional japonesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário