quinta-feira, 25 de abril de 2024

CICLO DE CINEMA "FILMES DE ABRIL"

Ao completarmos 50 anos sobre a revolução do 25 de Abril, é imprescindível trabalhar com os jovens sobre a força simbólica e icónica da imagem em movimento, conhecer a sua relação com a História, e, como reconhecia Sergei Eisenstein, perceber o seu poder enquanto estratégia transformadora da realidade.

Assim sendo, e no âmbito das atividades do Plano Nacional de Cinema, implementado pela BECRE D. CARLOS I, 394 alunos do 2.º e 3.º ciclos assistiram, no mês de Abril, a mais de uma dezena de filmes que se relacionam de diferentes formas com este momento marcante do nascimento da democracia portuguesa.


Objetivos: 

_ Compreender a relevância do cinema para o estudo de determinadas conjunturas, processos históricos/culturais e para evitar o esquecimento sobre períodos, factos e personagens marcantes da História de Portugal e da conjuntura da transição da Ditadura para a Democracia.

_ Refletir sobre diferentes estratégias, formatos cinematográficos e tipos de narrativa fílmica para conhecer, abordar e desconstruir aspetos do período da ditadura: o filme de propaganda, o melodrama, a ficção resultante de adaptação de uma obra literária e o documentário.

_ Reconhecer a importância do cinema para conhecer o passado doloroso.

_ Articular a história e o presente, percebendo como o desconhecimento sobre o autoritarismo e o totalitarismo podem conduzir ao fanatismo e à instrumentalização da História, perspetivando desenvolver o sentido cívico e o espírito crítico dos alunos.

_ Trabalhar com os jovens a força simbólica e icónica da imagem em movimento, conhecer a sua relação com a História, e perceber o seu poder enquanto estratégia transformadora da realidade.

_ Perceber o cinema como um instrumento de consciencialização política e como modo de interpelação da História, incentivando a assumir com mais significado a participação na vida democrática.

_ No quadro da digitalização do cinema português, devolver o património cinematográfico português e seus principais autores às comunidades educativas.

_ Promover a criação de uma rede de partilha em torno da cultura do cinema.


"As efemérides transportam com frequência a vontade de lembrar conjunturas e compromissos assumidos coletivamente numa determinada época da História. Mas podemos perguntar: até que ponto têm os jovens portugueses uma ideia, uma opinião sobre o 25 de Abril e até que ponto reconhecem na imagem em movimento o poder de representar a História ou as memórias coletivas do seu país?

FILMES DE ABRIL: 

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