A magia das histórias no Pré-Escolar e no 1º Ciclo
Contar contos às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo vai muito além de um simples passatempo. Tem uma profunda importância para o desenvolvimento das crianças e semeia a criatividade. As histórias são como portais para mundos desconhecidos, ferramentas poderosas que moldam a linguagem, a aprendizagem, a inteligência emocional e a compreensão do mundo que rodeia as crianças.
No pré-escolar, a oralidade é a principal forma de comunicação e aprendizagem. Através das histórias contadas, as crianças aumentam o vocabulário de forma natural, familiarizando-se com novas palavras, expressões e estruturas frásicas. A escuta ativa estimula a concentração e a memória, enquanto a repetição de frases e rimas contribui para o desenvolvimento da consciência fonológica, crucial para a aprendizagem da leitura e da escrita. Além disso, as narrativas despertam a imaginação e a criatividade, permitindo que as crianças imaginem cenários, personagens e acontecimentos, exercitando a sua capacidade de pensar de forma abstrata e simbólica. Neste semestre a obra escolhida foi Quem Quer Brincar Comigo?, de Tino Freitas, com ilustrações de Ivan Zigg - um livro desdobrável que começa num tamanho pequeno, vai crescendo e termina num tamanho muito grande!
SALA 1 DO JARDIM DE INFÂNCIA - 17 OUTUBRO 2024
SALA 2 DO JARDIM DE INFÂNCIA - 24 OUTUBRO 2024
À medida que avançam para o 1.º ciclo, a importância das histórias contadas às crianças mantém-se vital. As histórias continuam a enriquecer o vocabulário e a melhorar a compreensão dos alunos, preparando--os para a autonomia na leitura e na escrita. As narrativas mais complexas introduzem conceitos novos, exploram diferentes culturas e valores, ajudam as crianças a desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise. Ao identificarem-se com as personagens e com as suas histórias, as crianças vão aprendendo a gerir emoções e conflitos, além de desenvolverem a empatia e a inteligência emocional.
Mais do que transmitir conhecimento, os contos criam laços afetivos entre quem conta e quem ouve. O momento da partilha da história é um tempo de aconchego, de proximidade, de troca de olhares, fortalecendo a relação entre quem conta a história e as crianças que a ouvem. As histórias proporcionam um espaço seguro para explorar temas como a amizade, a coragem, o medo ou a perda, permitindo que as crianças reflitam sobre as suas próprias experiências e emoções, de forma indireta e lúdica.
Para os alunos do 1.º e do 2.º anos, escolhemos o livro Invisível, de Tom Percival, uma história tocante, com um final poderoso e feliz, que nos mostra que todos pertencemos a algum lugar.
Para o 3.º e 4.º anos, a obra Todos Contam, de Kristin Roskifte, foi a eleita. Este livro explica que cada pessoa tem a sua história e que todas as pessoas são importantes.
Em suma, contar contos no pré-escolar e no 1.º ciclo é investir no futuro das nossas crianças. É dar-lhes ferramentas essenciais para o seu desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social. É despertar a sua curiosidade, estimular a sua imaginação e alimentar o seu amor pela leitura. É, em última análise, abrir as portas para um mundo de possibilidades e descobertas, onde a magia das palavras se torna muito importante para toda a vida.
Professora Ana Nascimento &
Ana Vila (Professora aposentada da D. Carlos I e Voluntária de Leitura)
NÚCLEO DE INICIAÇÃO (1.º ANO) - 21 DE NOVEMBRO 2024
NÚCLEO DE INICIAÇÃO (2.º ANO) - 5 DE DEZEMBRO 2024
NÚCLEO DE CONSOLIDAÇÃO (3.º ANO) - 12 DE DEZEMBRO 2024
NÚCLEO DE CONSOLIDAÇÃO COM DESENVOLVIMENTO (4.º ANO) - 9 DE JANEIRO 2025
NÚCLEO DE CONSOLIDAÇÃO COM DESENVOLVIMENTO (4.º ANO) - 23 DE JANEIRO 2025
Sem comentários:
Enviar um comentário