quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

PROJETO NEWTON EVOCA NELSON MANDELA

 “Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.



Decorreram nos dias 4 e 11 de dezembro, mais duas sessões no âmbito do Projeto Newton Gostava de Ler para as turmas do 5.º D e 5.º F da EB D. Carlos I que tiveram como foco experimental a produção de creme de mãos. 

A metodologia foi a já habitual neste projeto, partindo-se da leitura e exploração de um recurso literário, criam-se pontes para a realização de pequenas experiências científicas. 

Assim, os alunos começaram por ouvir a narração de A Admirável Aventura de Mandela Contada aos mais jovens de Maria Inês Almeida, acompanhada por imagens e excertos sobre a vida e o legado de um dos maiores homens que já viveu. 


Os alunos puderam ainda conhecer alguns factos sobre a história político-social da África do Sul, em que consistia o apartheid e refletir sobre ele.

A primeira parte terminou com o debate de algumas das frases mais conhecidas deste grande líder e que infelizmente ainda hoje se revelam muito necessárias:

"Ninguém nasce a odiar outra pessoa por causa da sua cor de pele, do seu passado ou da sua religião. As pessoas têm de aprender a odiar – e se podem ser ensinadas a odiar, podem ser ensinadas a amar, porque o amor é mais natural no coração humano do que o ódio.”

“Ser livre não é apenas libertarmo-nos das nossas prisões, mas viver de forma que respeite e valorize a liberdade dos outros.”
“Vale sempre a pena lutar pela justiça, a liberdade e a igualdade entre homens, mantendo a esperança num mundo melhor e sem guardar sentimentos de vingança."

"Somos todos HUMANOS, irmãos humanos e é com amor, perdão e justiça que construímos a FELICIDADE. JUNTOS, TODOS JUNTOS."

Seguramente que para todos ficará a mais importante lição deixada por Madiba: "Ninguém muda o Mundo sozinho. Temos de nos juntar a outras pessoas, falar com elas e agirmos em conjunto!"

E falando de igualdade e de racismo, se passou para o motivo pelo qual as pessoas têm diferentes tons de pele. Deste modo, e depois de uma explicação sobre as camadas da nossa pele - epiderme, derme e hipoderme - os alunos do do 5.º D e do 5.º F aprenderem que a cor variável da pele se deve à quantidade e tipo de melanina que existe no corpo humano. 

Num terceiro momento, os nossos convidados aprenderam a confecionar  um boião de creme hidratante para cuidar do maior órgão do nosso corpo. . Para isso precisaram de uma vasta panóplia de instrumentos e ingredientes: gobelets de vidro; varetas de agitação; espátulas; pipetas de Pasteur; lanolina; azeite, água destilada, pectina e óleos essenciais.  

Ao longo da parte experimental foram ainda dadas algumas informações sobre alguns dos ingredientes utilizados, como a lanolina que, como o nome indica, é um produto natural obtido a partir da gordura da lã bruta; a pectina,  uma fibra solúvel encontrada nas cascas de frutos e alguns vegetais, e também sobre as propriedades medicinais do azeite e dos óleos essenciais. 

No fim de muito agitar e depois de obtida uma emulsão perfumada e hidratante, foi visível a satisfação dos alunos que numa única sessão beneficiaram de uma experiência de leitura, ciência e cidadania e desenvolvimento. 

De facto, e parafraseando Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo!







Sem comentários: