quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

PROJETO "HORA DO CONTO: HISTÓRIAS COM ASAS!" - 1.º SEMESTRE

A magia das histórias no Pré-Escolar e no 1º Ciclo

Contar contos às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo vai muito além de um simples passatempo. Tem uma profunda importância para o desenvolvimento das crianças e semeia a criatividade. As histórias são como portais para mundos desconhecidos, ferramentas poderosas que moldam a linguagem, a aprendizagem, a inteligência emocional e a compreensão do mundo que rodeia as crianças.


No pré-escolar, a oralidade é a principal forma de comunicação e aprendizagem. Através das histórias contadas, as crianças aumentam o vocabulário de forma natural, familiarizando-se com novas palavras, expressões e estruturas frásicas. A escuta ativa estimula a concentração e a memória, enquanto a repetição de frases e rimas contribui para o desenvolvimento da consciência fonológica, crucial para a aprendizagem da leitura e da escrita. Além disso, as narrativas despertam a imaginação e a criatividade, permitindo que as crianças imaginem cenários, personagens e acontecimentos, exercitando a sua capacidade de pensar de forma abstrata e simbólica. Neste semestre a obra escolhida foi Quem Quer Brincar Comigo?, de Tino Freitas, com ilustrações de Ivan Zigg - um livro desdobrável que começa num tamanho pequeno, vai crescendo e termina num tamanho muito grande!

SALA 1 DO JARDIM DE INFÂNCIA - 17 OUTUBRO 2024





 SALA 2 DO JARDIM DE INFÂNCIA - 24 OUTUBRO 2024




À medida que avançam para o 1.º ciclo, a importância das histórias contadas às crianças mantém-se vital. As histórias continuam a enriquecer o vocabulário e a melhorar a compreensão dos alunos, preparando--os para a autonomia na leitura e na escrita. As narrativas mais complexas introduzem conceitos novos, exploram diferentes culturas e valores, ajudam as crianças a desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise. Ao identificarem-se com as personagens e com as suas histórias, as crianças vão aprendendo a gerir emoções e conflitos, além de desenvolverem a empatia e a inteligência emocional.

Mais do que transmitir conhecimento, os contos criam laços afetivos entre quem conta e quem ouve. O momento da partilha da história é um tempo de aconchego, de proximidade, de troca de olhares, fortalecendo a relação entre quem conta a história e as crianças que a ouvem. As histórias proporcionam um espaço seguro para explorar temas como a amizade, a coragem, o medo ou a perda, permitindo que as crianças reflitam sobre as suas próprias experiências e emoções, de forma indireta e lúdica.

Para os alunos do 1.º e do 2.º anos, escolhemos o livro Invisível, de Tom Percival, uma história tocante, com um final poderoso e feliz, que nos mostra que todos pertencemos a algum lugar. 

Para o 3.º e 4.º anos, a obra Todos Contam, de Kristin Roskifte, foi a eleita. Este livro explica que cada pessoa tem a sua história e que todas as pessoas são importantes.


Em suma, contar contos no pré-escolar e no 1.º ciclo é investir no futuro das nossas crianças. É dar-lhes ferramentas essenciais para o seu desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social. É despertar a sua curiosidade, estimular a sua imaginação e alimentar o seu amor pela leitura. É, em última análise, abrir as portas para um mundo de possibilidades e descobertas, onde a magia das palavras se torna muito importante para toda a vida.

Professora Ana Nascimento &
Ana Vila (Professora aposentada da D. Carlos I e Voluntária de Leitura)


NÚCLEO DE INICIAÇÃO (1.º ANO) - 7 DE NOVEMBRO 2024




NÚCLEO DE INICIAÇÃO (1.º ANO) - 21 DE NOVEMBRO 2024



NÚCLEO DE INICIAÇÃO (2.º ANO) - 28 DE NOVEMBRO 2024







NÚCLEO DE INICIAÇÃO (2.º ANO) - 5 DE DEZEMBRO 2024




NÚCLEO DE CONSOLIDAÇÃO (3.º ANO) - 12 DE DEZEMBRO 2024




NÚCLEO DE CONSOLIDAÇÃO (3.º ANO) - 19 DE DEZEMBRO 2024



NÚCLEO DE CONSOLIDAÇÃO COM DESENVOLVIMENTO (4.º ANO) - 9 DE JANEIRO 2025



NÚCLEO DE CONSOLIDAÇÃO COM DESENVOLVIMENTO (4.º ANO) - 23 DE JANEIRO 2025



quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

EXPOSIÇÃO DO 5.º D: "O CICLO DA ÁGUA"

No dia 15 de janeiro de 2025, os alunos da turma do 5.º D viram a sua exposição intitulada "O Ciclo da Água" ganhar vida.

O Ciclo da Água, também chamado de Ciclo Hidrológico, é o circuito realizado pela água na natureza. Pode ser entendido como o processo das mudanças de estados físicos da água na Terra. O estudo do Ciclo da Água é fundamental para se analisar o processo de renovação e disponibilidade de água no nosso planeta.

Este projeto nasceu do estudo do tema em sala de aula e ganhou forma com maquetes e cartazes criados pelos alunos, representando de forma original, colorida e com materiais reciclados, as diferentes fases do ciclo hidrológico. 

A sua realização teve como objetivos:

● Identificar a distribuição de água no nosso planeta;
● Identificar os diferentes estados físicos da água na Terra;
● Identificar e representar o Ciclo da Água;
● Explicar cada fase do Ciclo da Água.

Para além de aprofundarem os seus conhecimentos, os alunos conseguiram transmitir com grande empenho, clareza e criatividade, a mensagem acerca da importância da água no nosso planeta, a toda a comunidade escolar. Esta foi uma forma de tornar a aprendizagem mais significativa para os alunos.

Ainda de salientar o apoio de toda a Equipa da BECRE para a construção desta exposição.

Professora Rita Costa












quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

PROJETO NEWTON E O MÓDULO ENIGMATEMÁTICO

 “Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.


Decorreu no dia 15 de janeiro de 2025, mais uma fantástica sessão do Projeto "Newton Gostava de Ler" dinamizada pela equipa da Biblioteca Escolar D. Carlos I e que contou com a participação do 5.º E.  

A primeira parte deste encontro centrou-se na leitura de alguns capítulos da obra O Homem que Sabia Contar de Malba Tahan, ocomo já foi descrita, a combinação perfeita entre o mundo das letras e o universo dos números. Também, através da leitura desta obra fascinante o leitor tem a hipótese de aprender a matemática pela história e a história pela matemática. 

[Um humilde pastor persa do século XIII, Beremiz Samir, exímio no exercício da arte de calcular, é o protagonista deste livro. O enredo ambienta-se no exotismo do Médio Oriente, mesclando aspectos da cultura islâmica, da herança grega e de outras grandes culturas com curiosidades da matemática e reflete com fascinante realismo o clima filosófico, religioso e social da época. 

No universo narrativo são integrados curiosos problemas e enigmas matemáticos e lógicos, aparentemente complicados mas sempre iluminados pela simplicidade dos raciocínios que lhes proporcionam solução, desvendados por Beremiz, o personagem com habilidade e raciocínio lógico. A acção termina com a tomada de Bagdad pelos mongóis, no ano de 1258 da nossa era, marco histórico que assinala o fim da hegemonia árabe no Médio Oriente.]

Já familiarizados com a espantosa habilidade de calcular da personagem principal, os alunos convidados foram por sua vez divididos em grupos e cada um desses grupos foi convidado a encontrar a solução para diversos enigmas matemáticos .

Para auxiliar o raciocínio destes intrincados problemas, a equipa da Biblioteca Escolar construiu um conjunto de adereços que ajudaram em muito a visualizar a resolução dos problemas apresentados. 

O 5.º E aceitou o desafio de responder a uma série de curiosos problemas  matemáticos e demonstrou que a Matemática também pode ser um jogo aliciante.  

 5.º E - 15 DE JANEIRO 2025