No âmbito das comemorações da Semana da Leitura 2022, os alunos do Núcleo de Consolidação da EB D. Carlos I (3.º ANO) decidiram participar na 2.ª Edição do Campeonato de Ciência e Escrita Criativa, uma iniciativa da 20|20 Editora, com o apoio da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares).
Para isso contaram com a ajuda da Professora Bibliotecária Sandra Pratas para a construção do texto e de Inês Bruno, Encarregada de Educação, para a investigação científica.
Este concurso tem como objetivo estimular a leitura, a escrita e a experimentação; potenciar o pensamento crítico; despertar a criatividade; e fomentar a transdisciplinaridade, com base na coleção, recomendada pelo PNL,
O Clube dos Cientistas, de Maria Francisca Macedo, autora distinguida pelo GLOBAL TEACHER PRIZE PORTUGAL (Prémio para o Melhor Professor de Portugal), com uma Menção Honrosa pelo elevado contributo para a Educação e Sustentabilidade.
Esta iniciativa vai também ao encontro do Plano para a Recuperação das Aprendizagens 21-23, que, para além de colocar a Biblioteca Escolar, a par da sala de aula, como um dos espaços privilegiados para a aprendizagem da leitura, preconiza «a promoção do trabalho interdisciplinar e da aprendizagem a partir de problemas transversais».
Sendo grandes fãs da coleção e querendo muito participar neste concurso, os alunos do Núcleo de Consolidação da EB D. Carlos I (3.º ANO) fizeram questão de escrever uma história que representasse a sua realidade, pelo que se atreveram, para além das 800 palavras solicitadas – aqui identificadas a azul –, a construir uma história completa que lhes permitiu ilustrar a beleza lendária e misteriosa de Sintra.
Também, para além de terem escrito uma história fantástica, onde todos mas todos puderam contribuir com as suas muitas ideias, foi pedido aos jovens leitores que investigassem, inventassem e construissem um protocolo experimental da experiência/invenção proposta na nova cena.
Assim sendo, ao estilo do Clube dos Cientistas, como figura no final de cada livro, os nossos alunos testaram o protocolo, descreveram-no por escrito e fotografaram-no passo a passo.
Leiam este protocolo e testem vocês mesmos esta genial invenção!
CADERNO
DE EXPERIÊNCIAS C3
“CARRINHOS
DE CORRIDA À MODA DOS GÉMEOS”
Transforma uma
garrafa de plástico num carrinho de corridas que anda sozinho sem teres de o
empurrar. Que combustível é este?
PRECISAS
DE:
⧫ um compasso
ou uma tesoura ou um canivete Suíço
⧫ uma garrafa
de plástico (pequena)
⧫ um balão
⧫ uma palhinha
⧫ fita-cola ou
plasticina
⧫ quatro
rodinhas
⧫ palitos
O QUE DEVES FAZER:
⧫ Começa por
furar as tampas das garrafas com a ajuda de um compasso.
⧫ Corta uma
palhinha em dois pequenos pedaços e prende-os à garrafa com fita-cola. Assim
terás a certeza que as tuas rodas irão girar.
⧫ Coloca um
palito numa das rodas e insere na palhinha. Depois coloca a 2.ª roda. Executa o
mesmo para o outro par de rodas.
⧫ Enfia metade
da palhinha dentro da garrafa e deixa a outra metade de fora. Usa fita-cola ou
plasticina para te assegurares de que a palhinha está presa e bem vedada dos
lados.
⧫ Enfia um
balão na extremidade da palhinha que ficou fora da garrafa. Usa um cordel para
prenderes muito bem o balão à palhinha. Não podes correr o risco de que este se
solte.
⧫ Agora enche
o balão com o ar todo que tiveres nos pulmões e tapa a saída de ar.
⧫ Põe o teu
carrinho em posição de partida e quando ouvires o sinal de partida é só
soltares a abertura do balão.
O QUE ACONTECE… E PORQUÊ?
⧫ A garrafa de plástico
desloca-se com a ajuda das rodinhas e do ar que está no balão. À medida que o
ar se liberta cria um movimento de ar que faz com que o carrinho se desloque no
chão.
PASSO A PASSO
SABIAS QUE…?
⧫ Chama-se propulsão ao processo de alterar o estado de um corpo de “parado” para “em movimento”.
IDEIAS PARA PAIS & PROFESSORES
⧫ Nesta experiência usamos o ar dos pulmões para provocar o movimento. Mas, e se juntos investigássemos os diversos tipos de propulsão, líquida, sólida e gasosa?
«A dimensão experimental no ensino das ciências é um dos principais factores motivadores para a vocação científica e um ativador da vontade de aprender, na medida em que envolve princípios exploraratórios, a aprendizagem a partir do questionamento, o desenvolvimento do raciocínio e o uso pedagógico do erro. Para potenciar o ensino experimental das ciências, será alargada a Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola, como recurso fundamental para o desenvolvimento curricular, em articulação com outros programas em vigor e a desenvolver na área das ciências e tecnologias.»
Plano para a Recuperação das Aprendizagens 21-23
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