No âmbito das comemorações da “Semana da Leitura 2022” que este ano tem por tema “Ler! A qualquer hora, em qualquer lugar!”, a Biblioteca Escolar D. Carlos I convidou as turmas do 9.º A, 9.º B, 9.º C, 9.º D, 9.º E, 9.º F E 9.º G, a assistirem ao espetáculo "Os Maias" no Centro Cultural Olga Cadaval, uma produção da Éter Cultural, no dia 3 de março de 2022.
A mesma “consistiu na condensação dos principais momentos, conflitos, personagens e acontecimentos da obra Os Maias de Eça de Queirós, captando a essência estruturante da obra literária, traduzida para a linguagem dramática e cénica num espectáculo que harmoniza os atores em palco, o filme e a música.”
De sublinhar que o a entrada no valor de 10.00€ por aluno foi integralmente suportada pela CMS, o que muito agradecemos.
"Os Maias" comentado pelo autor Miguel Real:
[Escrevendo "Os Maias", publicado em dois volumes em 1888, Eça de Queirós problematiza setenta anos de liberalismo constitucional, evidenciando, tanto o progresso civilizacional existente em Portugal quanto a vacuidade das elites políticas e intelectuais. Neste sentido, sobre a história de amor incestuoso entre Carlos e Maria Eduarda, a maioria dos capítulos d`"Os Maias" e a maioria das personagens encerram uma lição sobre os momentos da história contemporânea de Portugal, mas em nenhum capítulo, como em nenhuma personagem, Eça propõe uma visão dogmática, definitiva ou exclusiva sobre o futuro de Portugal – é esta a lição do novo humanismo crítico de Eça, a certeza
de que Portugal, monárquico ou republicano, pobre ou rico, moderno ou arcaico,
dura (como escreve em 1890).]
Sem comentários:
Enviar um comentário