terça-feira, 21 de junho de 2022

ESPETÁCULO "NUNCA ESTÁS SOZINHO NA TERRA" COM MARIANA MAGALHÃES

No dia 21 de junho de 2022, pela manhãzinha, Mariana Magalhães, artista residente no Agrupamento D. Carlos I, proporcionou às crianças das duas salas do Pré-Escolar e a todos os Núcleos do 1.º Ciclo, um magnífico espetáculo com uma forte mensagem sobre a preservação ambiental. 


A partir dos livros Estranhas criaturas, de Cristina Sitjia Rubio, Aqui Estamos Nós - Apontamentos para viver no Planeta Terra de Oliver Jeffers , Prémio Design Book Awards 2018 - Melhor Design de Livro Ilustrado para Crianças, e Arrumado, de Emily Gravett, Mariana Magalhães construiu um espetáculo teatral repleto de histórias divertidas mas com uma forte carga pedagógica. 


Os pequenos espetadores riram muito com a festa dos animais da floresta onde não faltou o merengue, a salsa, o chachachá e muito bolo de chocolate, para logo se comoverem com a sua triste situação. Ao voltarem para casa, descobrem que já não podem abrigar-se debaixo das árvores nem obter alimento na natureza. Estranhas criaturas - os homens - haviam destruído o seu habitat. Como explicar-lhes que a floresta representa, para os animais, a sua casa e o seu alimento? 

Nesta viagem os jovens espetadores tiveram ainda a oportunidade de conhecer um texugo que, apesar de adorável, tinha a mania das arrumações e também parecia não saber muito sobre o planeta. Mas graças a uma dura lição, o Arrumado acaba por aprender a gostar da sua casa na floresta tal como ela é, desarrumada, imperfeita e com folhas por todo o lado.  

Na verdade, Aqui Estamos Nós, num mundo que pode parecer muito confuso, sobretudo se acabámos de aqui chegar. Para melhor compreendê-lo, os nossos alunos viagaram pelo nosso planeta e tomaram alguns apontamentos.

Sem dúvida que esta foi uma viagem pelo mundo dos livros e da imaginação que valeu mesmo a pena porque deixou algumas pistas sobre o modo como o planeta e os seres humanos devem ser amados e respeitados. 

1.ª SESSÃO











2.ª SESSÃO









Sem comentários: