quarta-feira, 22 de junho de 2022

EXPOSIÇÃO "50 ANOS DA VIDA E OBRA LITERÁRIA DE LUÍSA DUCLA SOARES"

No dia 22 de junho, pelas 10H00, cerca de 80 alunos e professores do 1.º ciclo da EB D. Carlos I visitaram a exposição comemorativa dos “50 anos de vida literária de Luísa Ducla Soares”, patente no MUSA – Museu das Artes de Sintra. 


Depois de visitarem todas as salas do museu, e de terem recebido algumas informações sobre o que viam, os nossos alunos partiram ao encontro de uma das mais acarinhadas e prolíficas autoras de literatura para a infância que conhecem tão bem, quer da biblioteca escolar quer dos manuais escolares. 

Com mais de 180 livros para os mais novos, entre contos, lengalengas, poesia, trava-línguas, a escritora Luísa Ducla Soares, 80 anos, está a cumprir meio século de vida literária, e continua a sentir-se bem a escrever para crianças, como diz a própria. 

Na mesma exposição encontrava-se o primeiro livro de memórias da autora. Dirigido aos leitores, novos e de gerações anteriores, que a acompanham nestes 50 anos, "Luísa - As histórias da minha vida", recentemente publicado pela Porto Editora, apresenta ilustrações, fotografias, pequenos episódios biográficos e recordações da família.

Nas paredes e nas muitas vitrines da exposição foi também possível apreciar uma profusão colorida de muitos trabalhos escolares realizados com base na extensa obra da autora e onde, com surpresa, se encontravam muitas contribuições das escolas do AE D. Carlos I. 

Os nossos leitores não resistiram ainda a deixar alguns desenhos num painel coletivo colocado no chão e assim deixar a sua homenagem a esta escritora que, para além do ofício literário, trabalhou na imprensa, foi tradutora, passou pelo Ministério da Educação e esteve 30 anos na Biblioteca Nacional. 

Aconselhamos vivamente todos os admiradores desta incontornável escritora a visitar e explorar esta exposição até ao dia 7 de julho. 














NÃO LEIAM ESTAS CARTAS! 

A polémica carta que a escritora endereçou a Marcelo Rebelo de Sousa a propósito desta obra e do anti-herói João, que no fim da história se converte em verdadeiro herói;  e outra, a propósito da obra Três Histórias do Futuro em que goza com as autoridades políticas. 

Se quiserem ler esta carta ao vivo e a cores, visitem a exposição sobre os “50 anos de vida literária de Luísa Ducla Soares”, patente no MUSA – Museu das Artes de Sintra. 



Sem comentários: