“Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.
A Biblioteca Escolar D. Carlos I tem como princípio orientador a melhoria de formação dos seus utilizadores, trabalhando para isso no sentido de criar contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia.
Assim sendo, no presente ano letivo decidiu dar continuidade ao projeto “Newton Gostava de Ler”. O mesmo projeto resultou de um convite que a Rede de Bibliotecas Escolares fez à Universidade de Aveiro para desenharem em conjunto um projeto que aliasse a promoção da leitura à experimentação científica e fosse possível de pôr em prática nas bibliotecas escolares integradas na RBE.
De referir que o mesmo foi iniciado em Aveiro, em 2010-2011 e contou com o apoio do Ministério da Educação e Ciência através da Rede de Bibliotecas Escolares.
Foi assim criado um programa anual de leitura de livros que abre as portas a todos os que pretendem experimentar e aprender ciência. Ou seja, a partir da leitura de um recurso literário, é possível criar pontes para a realização de pequenas experiências científicas.
O projeto parte de duas conceções: a de que o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional e a de que a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência. A seu favor apresenta ainda o facto de não implicar custos elevados e de ser facilmente replicável.
Assim, no dia 9 de novembro de 2023, foi a vez de o 6.º D vir à Biblioteca D. Carlos I participar numa sessão deste projeto que teve como pano de fundo a realização de gomas científicas de nabo.
O ponto de partida para a experiência científica foi um dos contos magistrais dos irmãos Grimm : O Nabo!
Previamente à exploração do conto, os nossos convidados conheceram o percurso pessoal e literário destes dois alemães responsáveis por coligirem tantas das histórias que povoam o nosso imaginário: O Capuchinho Vermelho; A Bela Adormecida; A Gata Borralheira; Branca de Neve e os Sete Anões; A Pastora de Gansos; Hansel e Gretel; A Chave Dourada, etc..
A Biblioteca Escolar D. Carlos I tem como princípio orientador a melhoria de formação dos seus utilizadores, trabalhando para isso no sentido de criar contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia.
Assim sendo, no presente ano letivo decidiu dar continuidade ao projeto “Newton Gostava de Ler”. O mesmo projeto resultou de um convite que a Rede de Bibliotecas Escolares fez à Universidade de Aveiro para desenharem em conjunto um projeto que aliasse a promoção da leitura à experimentação científica e fosse possível de pôr em prática nas bibliotecas escolares integradas na RBE.
De referir que o mesmo foi iniciado em Aveiro, em 2010-2011 e contou com o apoio do Ministério da Educação e Ciência através da Rede de Bibliotecas Escolares.
Foi assim criado um programa anual de leitura de livros que abre as portas a todos os que pretendem experimentar e aprender ciência. Ou seja, a partir da leitura de um recurso literário, é possível criar pontes para a realização de pequenas experiências científicas.
O projeto parte de duas conceções: a de que o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional e a de que a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência. A seu favor apresenta ainda o facto de não implicar custos elevados e de ser facilmente replicável.
Assim, no dia 9 de novembro de 2023, foi a vez de o 6.º D vir à Biblioteca D. Carlos I participar numa sessão deste projeto que teve como pano de fundo a realização de gomas científicas de nabo.
O ponto de partida para a experiência científica foi um dos contos magistrais dos irmãos Grimm : O Nabo!
Previamente à exploração do conto, os nossos convidados conheceram o percurso pessoal e literário destes dois alemães responsáveis por coligirem tantas das histórias que povoam o nosso imaginário: O Capuchinho Vermelho; A Bela Adormecida; A Gata Borralheira; Branca de Neve e os Sete Anões; A Pastora de Gansos; Hansel e Gretel; A Chave Dourada, etc..
Os irmãos Grimm , Jacob (Hanau, 4 de janeiro de 1785 – Berlim, 20 de setembro de 1863) e Wilhelm (Hanau, 24 de fevereiro de 1786 – Berlim, 16 de dezembro de 1859),[1] foram dois irmãos, ambos académicos, linguistas, poetas e escritores que nasceram no então Condado de Hesse-Darmstadt, atual Alemanha.
Os dois dedicaram-se ao registro de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade, essa que, gradativamente, tomou proporções globais. Também deram grandes contribuições à língua alemã, tendo os dois trabalhado na criação e divulgação, a partir de 1838, do Dicionário Definitivo da Língua Alemã, que não chegaram a completar, devido à morte de ambos, entre as décadas de 1850 e 1860
Num ambiente de diálogo informal, a segunda parte da sessão foi dedicada à exploração dos conteúdos científicos. Assim, os alunos começaram por conhecer as propriedades nutricionais do nabo, a origem da gelatina e o fenómeno da gelificação por ação do calor.
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