“Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.
Decorreram nos dias 16 de novembro - 6.º A -, 23 de novembro - 7.º B - e 30 de novembro - 6.º C - de 2023, mais três sessões do Projeto "Newton Gostava de Ler" dinamizada pela equipa da Biblioteca Escolar D. Carlos I.
A primeira parte destes encontros centrou-se na leitura de alguns capítulos da obra O Homem que Sabia Contar de Malba Tahan, ou como já foi descrita, a combinação perfeita entre o mundo das letras e o universo dos números. Também, atavés da leitura desta obra fascinante o leitor tem a hipótese de aprender a matemática pela história e a história pela matemática.
[Um humilde pastor persa do século XIII, Beremiz Samir, exímio no exercício da arte de calcular, é o protagonista deste livro. O enredo ambienta-se no exotismo do Médio Oriente, mesclando aspectos da cultura islâmica, da herança grega e de outras grandes culturas com curiosidades da matemática e reflete com fascinante realismo o clima filosófico, religioso e social da época.No universo narrativo são integrados curiosos problemas e enigmas matemáticos e lógicos, aparentemente complicados mas sempre iluminados pela simplicidade dos raciocínios que lhes proporcionam solução, desvendados por Beremiz, o personagem com habilidade e raciocínio lógico. A acção termina com a tomada de Bagdad pelos mongóis, no ano de 1258 da nossa era, marco histórico que assinala o fim da hegemonia árabe no Médio Oriente.]
Já familiarizados com a espantosa habilidade de calcular da personagem principal, os alunos convidados foram por sua vez divididos em grupos e cada um desses grupos foi convidado a encontrar a solução para alguns dos problemas apresentados no livro.
Para auxiliar o raciocínio destes intrincados problemas, a equipa da Biblioteca Escolar construiu um conjunto de adereços que ajudaram a visualizar a resolução dos problemas apresentados.
Foi uma sessão muito divertida e que provou que a matemática também pode ser um jogo aliciante.
O 6.º A, o 7.º B e o 6.º C aceitaram o desafio de responder a uma série de curiosos problemas matemáticos
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