quinta-feira, 14 de novembro de 2024

48ª EDIÇÃO DO CINANIMA NA BECRE D. CARLOS I

"O cinema de animação é um mundo de arte vasto, feito de múltiplas técnicas e capaz de abordar temas de referência do mundo atual. É também um ótimo instrumento de aprendizagem e reflexão e certamente contribuirá para melhorar a literacia fílmica das crianças e jovens."


No âmbito das atividades do Plano Nacional de Cinema, pelo décimo ano implementado pela Biblioteca Escolar D. CARLOS I, os nossos alunos puderam contar com duas semanas dedicadas ao cinema no mês de novembro. 

Deste modo, nas semanas de 8 a 22 de novembro, a Biblioteca Escolar D. Carlos I organizou 4 sessões para 160 alunos do 1.º Ciclo e 24 sessões para 467 alunos do 2.º e 3.º Ciclos no âmbito do projeto  "CINANIMA vai às Escola". Ou seja, 627 alunos da escola sede num total de 28 sessões, tiveram o privilégio de ver em primeira mão os filmes presentes este ano a concurso de um dos mais antigos e importantes festivais de animação do mundo! 

O projeto insere-se no CINANIMA, Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que celebra este ano a sua 48.ª Edição

O projeto  "CINANIMA vai à Escola" ofereceu seis programas, dois para cada nível de ensino, cada um com um conjunto de cerca de uma dezena de filmes de curta-metragem selecionados pelo Serviço Educativo do CINANIMA.

E a boa notícia é que como o CINANIMA não se limita apenas à semana do Festival e se prolonga no resto do ano, voltaremos a ter a oportunidade de exibir mais uma vez cinema de animação.

A partir de 15 de janeiro até 30 de junho de 2024, através do site cinanima.pt, o CINANIMA disponibilizará os programas CINANIMA On Tour e o CINANIMA Júnior com filmes de animação para os diferentes níveis de ensino. 

O CINANIMA On Tour, para maiores de 14 anos, compreende uma hora de Premiados nas diferentes categorias, num total de oito curtas-metragens de animação. Assim, durante 5 meses, será possível ver uma seleção dos premiados da última edição do Festival, bem como três programas de cinema de animação para os mais novos.

Já o CINANIMA Júnior soma 35 curtas-metragens distribuídas por 3 programas que se destinam a todos os ciclos de ensino. Conta com curtas-metragens - também exibidas no Festival - de realizadores de cinema de animação oriundos de países tão diversos como a Índia, o Azerbaijão, Canadá, EUA, Brasil e Israel, e que contemplam ainda uma multiplicidade de curtas-metragens oriundas de países europeus.

Mal podemos esperar! 
















Sem comentários: