No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago que se celebra a 16 de novembro, mais de 100 Escolas Básicas de Portugal e Lanzarote estão já a realizar sessões de leitura do conto "A Maior Flor do Mundo”, presente no currículo escolar do Ensino Básico.
A Biblioteca Escolar D. Carlos I não poderia deixar de se aliar a esta iniciativa - SARAMAGO NA ESCOLA: LEITURAS CENTENÁRIAS - pelo que no dia 28 de outubro de 2021, a aluna selecionada para fazer a leitura desta história, Mariana Ferreira do 8.º E, encantou uma plateia de alunos do 2.º ano de escolaridade da EB D. Carlos I com a sua leitura de uma história que nos ensina a importância dos pequenos gestos.
A exploração da história e as atividades de pós-leitura ficaram a cargo da Professora Bibliotecária.
E aqui importa contar uma pequena parte deste encontro: à pergunta da Professora Bibliotecária se conseguiam imaginar a proporção entre o menino e a flor, uma menina de seis anos respondeu que deveria estar na mesma ordem de grandeza do João e do pé de feijão!!!
Já dizia Albert Einstein que se queriam ter crianças inteligentes deveriam ler-lhe contos de fadas. E que se queriam ter crianças muito inteligentes deveriam ler-lhes ainda mais contos de fada.
E se Einstein conhecesse esta linda história, onde se aprende que somos capazes de fazer atos superiores ao nosso tamanho, certamente que também lhes recomendaria Saramago.
Obrigada à Mariana Ferreira e às Professoras Ana Grave e Marinela Neves por se terem juntado a nós nesta homenagem ao nosso prémio Nobel.
Obrigada sobretudo a ti, José Saramago, pelo muito que nos deste!
No dia 16 de novembro, às 10 horas, a Fundação José Saramago irá difundir em simultâneo estas leituras.
Sem comentários:
Enviar um comentário