As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens aderem, anualmente, à Campanha do Laço Azul. Esta, iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.
A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos aos seus netos. E porquê azul? Porque apesar de o azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
À semelhança de anos anteriores, o mês da prevenção dos maus-tratos, - "Apenas o coração pode bater 2021" -, decorreu durante o mês de abril.
A CPCJ de Sintra Ocidental promoveu, de 1 a 30 de abril, várias iniciativas simbólicas, visando a promoção dos direitos das crianças, sensibilizando desta forma a população para a problemática dos maus-tratos, tendo como objetivo informar, sensibilizar a comunidade e dar visibilidade às boas práticas dinamizadas pelas entidades com competência em matéria de infância e juventude. Neste âmbito, lançou alguns desafios aos Agrupamentos de Escolas da sua competência territorial.
O Agrupamento de Escolas D. Carlos I, associou-se uma vez mais a esta fantástica e louvável iniciativa:
- Os alunos da EB1 D. Carlos I construíram um coração gigante profusamente ilustrado com as mãos de todas as crianças desta escola, simbolizando o carinho que deve ser dado, cheio de cor e alegria.
- A Biblioteca Escolar D. Carlos I colaborou na elaboração de um painel com uma miríade de lacinhos azuis e na confeção de um laço azul gigante em tecido que foi depois colocado no gradeamento da escola.
- Dois alunos do 1.º ano da Escola Básica D. Carlos I entregaram dois laços à GNR – Escola Segura;
- Os alunos da EB D. Carlos I vestiram-se de azul;
- Tivemos a visita da Escola Segura, da CPCJ e da Presidente da União das Juntas de Freguesia de Sintra.
A Escola Segura trouxe as suas mascotes que fazem sempre as delícias de miúdos e graúdos.
A todos os que de alguma forma participaram, o nosso obrigada. Afinal o melhor do Mundo são as crianças!
Prof.ª Sónia Fernandes
Sem comentários:
Enviar um comentário