Com o objetivo de incentivar práticas educativas e projetos de cidadania promotores do desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã, no respeito pela dignidade humana no exercício da cidadania plena, na solidariedade para com os outros, na diversidade cultural, na inclusão e no debate democrático, as Professoras Isabel Rodrigues e Luísa Vieira convidaram o Dr. Shiv Kumar Singh, Professor de Estudos Indianos e de Hindi na Faculdade de Letras de Lisboa e autor do Dicionário Hindi-Português-Hindi que desempenha as funções de Presidente da Direção da Casa-da-Índia, a vir à EB D. Carlos I apresentar uma palestra sobre Mohandas Gandhi, venerável defensor da liberdade e dos direitos civis.
Mohandas Karamchand Gandhi nasceu a 2 de outubro de 1869 e morreu a 30 de janeiro de 1948. Para os mais novos, importa dizer que foi um advogado, nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiano, que empregou resistência não violenta para liderar a campanha bem-sucedida para a independência da Índia do Reino Unido, e por sua vez, inspirar movimentos pelos direitos civis e liberdade em todo o mundo.
Para além da palestra ministrada no dia 16 de abril sobre a vida e ensinamentos deste grande líder - integrada nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Gandhi -, a Casa-da-Índia disponibilizou uma exposição sobre a vida de Gandhi que estará patente na galeria Almada Negreiros da EB D. Carlos I até meados do mês de maio.
Aguardamos a vossa visita!
O honorífico Mahātmā (sânscrito: "de grande alma", "venerável"), aplicado a ele pela primeira vez em 1914 na África do Sul, é agora usado em todo o mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário