Dando continuidade ao artigo que apresentámos na edição passada sobre o Clube do Ambiente, “Neste momento, estamos a criar um herbário com folhas de árvores que haverá de ser apresentado à comunidade educativa”, vimos agora mostrar o que foi feito.
Os alunos do clube recolheram folhas das árvores que fazem parte da nossa escola, tiraram fotos destas espécies e construíram cartazes em tamanho A4 onde foi colado uma foto e/ou imagem das espécies vegetais e escrita a sua identificação com o nome comum e o nome científico. E sim, este é escrito em latim de modo a permitir que quando um cientistas se refere a um organismo, use uma linguagem universal e não o nome que é conhecido no seu país.
Tivemos a colaboração da Dr.ª Rita Lavado do GSAT - Gabinete de Sustentabilidade Ambiental e Transição Energética - da CMS, para a identificação e localização destas espécies. Entregou-nos ainda placas identificativas, que foram colocadas junto das respetivas árvores. Estas placas informam também se se trata de uma espécie nativa ou de uma espécie exótica.
No Clube do Ambiente, o trabalho iniciou-se com a identificação e localização dos pavilhões e exemplares de cada espécie vegetal que vive no recinto escolar, a partir de uma planta da escola. Constatámos que a grande maioria das espécies são exóticas, como o famoso Salgueiro Chorão que agradável sombra nos dá, havendo sete nativas: o Freixo que está na rotunda da escola, os Carvalho Alvarinho e Carvalho Cerquinho, o Pinheiro Bravo e o Pinheiro Manso, entre outras. Este último, o Pinheiro Manso, constitui o símbolo do Clube do Ambiente. E tudo isto foi feito no horário do Clube do Ambiente.
Professora Margarida Prata dos Santos
A nossa escola tem uma grande variedade de árvores, arbustos, flores e plantas. Estudá-las é bastante interessante!
Desde a nossa maior árvore àquela que for mais pequena, todas têm algo que nós podemos vir a saber, pois estudar cada uma deixa-nos sempre a saber mais.
Fazer as cartolinas com algumas básicas informações e estes moldes em gesso de folhas, ao lado da biblioteca foi simplesmente muito divertido.
Carolina da Costa Santos do 5.º E
As árvores que eu mais gostei de conhecer foram o Pinheiro Bravo, o Cipreste da Califórnia, o Salgueiro Chorão e o arbusto Yucca.
O que despertou a minha curiosidade nestas espécies vegetais foi a disposição das agulhas no Pinheiro Bravo, foram as folhas em forma de escama do Cipreste da Califórnia, foi o ”cair” das folhas do Salgueiro Chorão, e foi o arranjo das folhas da Yucca.
As atividades que gostei mais de fazer no Clube do Ambiente foram colocar as placas com a identificação das árvores e fazer os moldes de gesso de folhas.
Também gostei de ir lá para fora, descobrir novas árvores…foi divertido!
Tiago Khodorovskyy, 7.º B

Sem comentários:
Enviar um comentário