quinta-feira, 30 de novembro de 2023

VENCEDORES DOS BIBLIOCONCURSOS DE NOVEMBRO 2023

PROJETO NEWTON APRESENTA DESAFIOS MATEMÁTICOS

“Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.

Decorreram nos dias 16 de novembro - 6.º A -, 23 de novembro - 7.º B - e 30 de novembro - 6.º C - de 2023, mais três sessões do Projeto "Newton Gostava de Ler" dinamizada pela equipa da Biblioteca Escolar D. Carlos I. 

A primeira parte destes encontros centrou-se na leitura de alguns capítulos da obra O Homem que Sabia Contar de Malba Tahan, ou como já foi descrita, a combinação perfeita entre o mundo das letras e o universo dos númerosTambém, atavés da leitura desta obra fascinante o leitor tem a hipótese de aprender a matemática pela história e a história pela matemática. 

[Um humilde pastor persa do século XIII, Beremiz Samir, exímio no exercício da arte de calcular, é o protagonista deste livro. O enredo ambienta-se no exotismo do Médio Oriente, mesclando aspectos da cultura islâmica, da herança grega e de outras grandes culturas com curiosidades da matemática e reflete com fascinante realismo o clima filosófico, religioso e social da época. 

No universo narrativo são integrados curiosos problemas e enigmas matemáticos e lógicos, aparentemente complicados mas sempre iluminados pela simplicidade dos raciocínios que lhes proporcionam solução, desvendados por Beremiz, o personagem com habilidade e raciocínio lógico. A acção termina com a tomada de Bagdad pelos mongóis, no ano de 1258 da nossa era, marco histórico que assinala o fim da hegemonia árabe no Médio Oriente.]


Já familiarizados com a espantosa habilidade de calcular da personagem principal, os alunos convidados foram por sua vez divididos em grupos e cada um desses grupos foi convidado a encontrar a solução para alguns dos problemas apresentados no livro.

Para auxiliar o raciocínio destes intrincados problemas, a equipa da Biblioteca Escolar construiu um conjunto de adereços que ajudaram a visualizar a resolução dos problemas apresentados. 

Foi uma sessão muito divertida e que provou que a matemática também pode ser um jogo aliciante.  

O 6.º A, o 7.º B e o 6.º C aceitaram o desafio de responder a uma série de curiosos problemas matemáticos

16 de novembro de 2023 - 6.º A











23 de novembro de 2023 - 7.º B













30 de novembro de 2023 - 6.º C






A Matemática pode, de facto, ser um jogo aliciante!

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

PROJETO "CINANIMA VAI À ESCOLA" 2023

"O cinema de animação é um mundo de arte vasto, feito de múltiplas técnicas e capaz de abordar temas de referência do mundo atual. É também um ótimo instrumento de aprendizagem e reflexão e certamente contribuirá para melhorar a literacia fílmica das crianças e jovens."


No âmbito das atividades do Plano Nacional de Cinema, pelo nono ano implementado pela Biblioteca Escolar D. CARLOS I, os nossos alunos puderam contar com duas semanas dedicadas ao cinema no mês de novembro. 

Deste modo, nas semanas de 14 a 24 de novembro, a Biblioteca Escolar D. Carlos I organizou 4 sessões para 150 alunos do 1.º Ciclo e 12 sessões para 262 alunos do 2.º e 3.º Ciclos no âmbito do projeto  "CINANIMA vai às Escola".

O projeto insere-se no CINANIMA, Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que celebra este ano a sua 47º Edição

O Cinanima é um dos Festivais de cinema de animação mais antigos e importantes do mundo! Este ano, o CINANIMA recebeu a concurso mais de 3000 filmes provenientes de 111 países


O projeto  "CINANIMA vai à Escola" ofereceu seis programas, dois para cada nível de ensino, cada um com um conjunto de cerca de uma dezena de filmes de curta-metragem selecionados pelo Serviço Educativo do CINANIMA.

Os filmes visionados foram muito do agrado dos pequenos e grandes cinéfilos, mas será de destacar o filmes "Our Uniform" da iraniana Yegane Moghaddam que arrebatou o Grande Prémio, e é pré-selecionado para a nomeação ao Óscar ™, "Crab Day" de Ross Stringer, do Reino Unido - Grande Prémio CINANIMA 2023 na Competição Internacional Obras de Estudantes, e "Family Portrait", curta-metragem croata de Lea Vidakovic que conquistou o Prémio Especial do Júri.   

"Our Uniform" da iraniana Yegane Moghaddam que arrebatou o Grande Prémio, e é pré-selecionado para a nomeação ao Óscar ™

E a boa notícia é que como o CINANIMA não se limita apenas à semana do Festival e se prolonga no resto do ano, voltaremos a ter a oportunidade de exibir mais uma vez cinema de animação.

A partir de 15 de janeiro até 30 de junho de 2024, através do site cinanima.pt, o CINANIMA disponibilizará os programas CINANIMA On Tour e o CINANIMA Júnior com filmes de animação para os diferentes níveis de ensino. 

O CINANIMA On Tour, para maiores de 14 anos, compreende uma hora de Premiados nas diferentes categorias, num total de oito curtas-metragens de animação. Assim, durante 5 meses, será possível ver uma seleção dos premiados da última edição do Festival, bem como três programas de cinema de animação para os mais novos.

Já o CINANIMA Júnior soma 35 curtas-metragens distribuídas por 3 programas que se destinam a todos os ciclos de ensino. Conta com curtas-metragens - também exibidas no Festival - de realizadores de cinema de animação oriundos de países tão diversos como a Índia, o Azerbaijão, Canadá, EUA, Brasil e Israel, e que contemplam ainda uma multiplicidade de curtas-metragens oriundas de países europeus.

Mal podemos esperar!