segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Tal como sucedeu em anos anteriores, e levando em conta a necessidade de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura – em articulação com a RTP, com a DGLB /Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares –promove, no ano lectivo de 2010 / 2011, o Concurso Nacional de Leitura. Tendo como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino
Básico, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino. A participação implica a inscrição em formulário próprio, a qual deverá ser realizada impreterivelmente até 14 de Janeiro de 2011.

O Concurso Nacional de Leitura decorrerá em três fases diferentes:
1ª Fase – Eliminatórias a realizar nas escolas:Cada escola seleccionará um máximo de três vencedores, em cada uma das duas categorias - 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário –, que estarão presentes na respectiva Final Distrital. A 1ª Fase terminará impreterivelmente no dia 14 de Janeiro de 2011.
2ª Fase – Finais DistritaisA 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura consiste nas Finais Distritais. Nas Bibliotecas Municipais escolhidas – que poderão localizar-se ou não na capital de distrito – realizar-se-á uma prova pública na qual participarão os concorrentes seleccionados pelas escolas. Tal prova – concebida e organizada pelo respectivo Júri Distrital – deverá ter lugar durante o 2ºperíodo escolar, desejavelmente ao longo dos meses de Março e Abril.
Cada distrito seleccionará dois vencedores, em cada uma das duas categorias - 3º Ciclo doEnsino Básico e Ensino Secundário –, que estarão presentes na Final Nacional.
3ª Fase – Final NacionalA 3ª e última fase do Concurso Nacional de Leitura corresponde à Final Nacional. Trata-se de uma prova pública, a ser efectuada durante o mês de Maio de 2011, em data e local a anunciar.
Na Final Nacional participarão os concorrentes apurados nas Finais Distritais.
As provas da Final Nacional serão concebidas e organizadas pelo Júri Nacional, em estreita colaboração com a RTP, que produzirá o evento e transmitirá a sessão. A estrutura das provas da Final Nacional será objecto de um Regulamento específico, a divulgar oportunamente.

Sem comentários: