quarta-feira, 22 de novembro de 2017

BECRE D. CARLOS I PARTICIPA NO LISBON & SINTRA FILM FESTIVAL

No dia 22 de novembro e no âmbito do Lisbon & Sintra Film Festival, as turmas do 8.º A, 8.º B, 8.º C, 8.º D, 8.º E, 8.º F e 8.º G, deslocaram-se ao Centro Cultural Olga Cadaval a fim de participaram numa sessão especial reservadas a Alunos e Professores.


Assim, para além da sua extensa programação, aberta ao público em geral, o LEFFEST organizou,  do ensino pré-escolar ao ensino secundário, um conjunto de sessões especialmente dedicadas à comunidade no âmbito do projeto "Serviço Educativo".

Assumindo a sua importância e responsabilidade na formação e desenvolvimento do público infantil e juvenil, o festival pretendeu, através do programa desenvolvido, proporcionar momentos de fruição, reflexão e discussão do cinema, estimular o gosto artístico e o pensamento crítico, encorajar a participação ativa da comunidade. 

Com base nessa premissa, os alunos do 8.º ano da EB D. Carlos I aceitaram este repto participando numa sessão exclusiva que teve  como ponto de partida a questão: Poderá a magia de um festival de cinema ser capaz de evocar os tempos áureos da sétima arte a uma geração que cresceu com ela?

Após o visionamento de um dos melhores filmes portugueses do ano, Todos os Sonhos do Mundo, que acompanha as aventuras de uma jovem rapariga pertencente à segunda geração de emigrantes em França, a sessão foi seguida de uma conversa dinamizada por Catarina Claro, Educadora Artística e Mediadora de Leitura.


TODOS OS SONHOS DO MUNDO
Portugal, 2017, 108’
um filme de LAURENCE FERREIRA BARBOSA

com Paméla Constantino Ramos, Rosa da Costa, António Torres Lima
Mélanie Pereira, Lola Vieira, Alexandre Prince, David Murgia

[Paméla é uma jovem portuguesa da segunda geração, nascida em França.
No emaranhado das suas contradições, dos seus insucessos e do amor absoluto pela
sua família, sente-se perdida e parece estar incapacitada de imaginar como poderia
viver a sua vida... Sobretudo porque só gosta de tocar piano e patinar no gelo.
Vai, contudo, desbravar o seu próprio caminho entre França e Portugal.]

Sem comentários: