quinta-feira, 28 de outubro de 2021

LEITURAS EM FRANCÊS_MIBE 2021

CENDRILLON





No dia, 28 de outubro, quinta-feira, quatro alunas da turma do 8ºE fizeram uma atividade com a sua professora de Francês, Anabela Rosado.

Por volta da uma e meia da tarde, a professora e as alunas juntaram-se na Biblioteca para afinar os últimos retoques. Treinaram muito e muito, até que chegou a hora.

A professora foi buscar a turma do 8ºE enquanto que a Carolina Brites, a Leonor Sá, a Joana Botelho e a Mariana Ferreira, continuaram a ensaiar as partes mais difíceis de conter o riso e as mudanças de lugar. 

Ao chegar, a turma viu as cadeiras todas organizadas e estava pronta para se sentar e apreciar a peça.

O decorrer da peça correu lindamente e acho que grande parte da turma entendeu o que se passava no conto da “Cendrillon”. 

Durante a apresentação ocorreram momentos de nervos, de alegria e muita representação. Como a professora Anabela se disponibilizou para desempenhar o papel de narrador, nós tivemos mais tempo para nos movimentarmos e representarmos ao máximo.

Depois da leitura/representação do conto, foi visionado o vídeo que foi utilizado para retirar grande parte das falas. Quando terminou o vídeo todos conseguiram perceber melhor as personagens que cada uma representava.

Esta atividade foi muito interessante e acho que esta experiência nos ajudou a falar melhor Francês!

Obrigada professora!
Mariana Ferreira do 8.º E


LE PETIT CHAPERON ROUGE


Sabiam que a história do Capuchinho Vermelho é anterior ao século XVII ?! Foi impressa pela primeira vez por Charles Perrault, um autor francês, que aproveitou este conto tradicional da Europa e integrou “Le Petit Chaperon Rouge” no seu livro “Contos da Mãe Gansa”. 

No século XIX os irmãos Grimm voltaram a recontar esta história que se tornou um dos contos infantis mais famosos de todos os tempos.

Nas aulas de Francês estamos a estudar o conto “Le Petit Chaperon Rouge”. Como todos sabem, nesta história, a Capuchinho Vermelho é enganada pelo lobo que consegue chegar antes dela a casa da avó com a intenção de comer as duas. Mas o conto acaba bem, graças à ajuda de um lenhador que as salva e dá um castigo ao terrível lobo.

Voltar a reviver esta história da infância é sempre muito divertido.

Inês Silva do 8.º E





Sem comentários: