quarta-feira, 2 de março de 2022

ALUNOS DO 8.º B e 8.º C DESAFIADOS A RESOLVER ENIGMAS MATEMÁTICOS NA BIBLIOTECA

 “Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.

Decorreu nos dias 12 de janeiro e 2 de março, mais duas sessões do Projeto "Newton Gostava de Ler" dinamizada pela equipa da Biblioteca Escolar D. Carlos I e que contou com a participação das turmas do 8.º C e 8.º B. 

A primeira parte deste encontro centrou-se na leitura de alguns capítulos da obra O Homem que Sabia Contar de Malba Tahan, ocomo já foi descrita, a combinação perfeita entre o mundo das letras e o universo dos números. Também, através da leitura desta obra fascinante o leitor tem a hipótese de aprender a matemática pela história e a história pela matemática. 


[Um humilde pastor persa do século XIII, Beremiz Samir, exímio no exercício da arte de calcular, é o protagonista deste livro. O enredo ambienta-se no exotismo do Médio Oriente, mesclando aspectos da cultura islâmica, da herança grega e de outras grandes culturas com curiosidades da matemática e reflete com fascinante realismo o clima filosófico, religioso e social da época. 

No universo narrativo são integrados curiosos problemas e enigmas matemáticos e lógicos, aparentemente complicados mas sempre iluminados pela simplicidade dos raciocínios que lhes proporcionam solução, desvendados por Beremiz, o personagem com habilidade e raciocínio lógico. A acção termina com a tomada de Bagdad pelos mongóis, no ano de 1258 da nossa era, marco histórico que assinala o fim da hegemonia árabe no Médio Oriente.]


Já familiarizados com a espantosa habilidade de calcular da personagem principal, os alunos convidados foram por sua vez divididos em grupos e cada um desses grupos foi convidado a encontrar a solução para diveros enigmas matemáticos .

Para auxiliar o raciocínio destes intrincados problemas, a equipa da Biblioteca Escolar construiu um conjunto de adereços que ajudaram em muito a visualizar a resolução dos problemas apresentados. 

Foi uma sessão muito divertida e que provou que a Matemática também pode ser um jogo aliciante.  


"Uma aula diferente é sempre uma aventura e uma aula na BECRE é sempre uma animação. E, desta vez, não foi exceção!

Convidados pelas professoras Sandra Pratas e Maria Moscoso, fomos com a nossa professora de Português para a sala do conto onde ouvimos um excerto do magnífico livro “O Homem que sabia Contar” de Malba Tahan. 

De seguida, foi altura de passarmos à ação… Em pequenos grupos estivemos também nós a contar e a tentar, sempre em equipa, resolver problemas!

Foi uma aula interessante e muito divertida! Muito Obrigada e Até Breve!"

Alunos do 8.º C


O 8.º C e 8.º B aceitaram o desafio de responder a uma série de curiosos problemas matemáticos















8.º B

“Gostámos muito de participar nesta sessão porque desenvolve o cérebro e mostra que a Matemática pode ser interessante.”

“Gostámos muito de participar porque fizemos quebra-cabeças, divertimo-nos e trabalhámos o cérebro.”

“Gostámos porque foi uma atividade diferente do normal e gostámos de resolver problemas.”

“Adorámos este Newton porque nos mostra como a Matemática é importante e interessante e achámos muito divertido.”








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