segunda-feira, 15 de abril de 2024

EXPOSIÇÃO DA BECRE D. CARLOS I "OS LIVROS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS"

A Biblioteca Escolar D. Carlos I associa-se, através de  múltiplas iniciativas, às comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974. 


No âmbito do Projeto "Abril depois de Abril", a Biblioteca D. Carlos I tem patente a exposição "Os Livros Unidos Jamais Serão Vencidos!" com todo o seu espólio documental dedicado ao 25 de Abril de 1974.

Para além de visar apoiar diretamente o desenvolvimento curricular, a mesma iniciativa tem como propósito sublimar os valores conquistados com a Revolução, através de ações que conduzam à compreensão do seu impacto a nível local e nacional, convoquem para o exercício de uma cidadania democrática e reflexiva e estimulem o desenvolvimento da criação estética e cultural.

Também, numa parceria com o Instituto +Liberdade, a Biblioteca D. Carlos I participa na exposição conjunta de diversos departamentos curriculares, presente na galeria Almada Negreiros da escola sede, com a Exposição '25N A História que não te contaram'



A mesma exposição, da autoria do Instituto +Liberdade e com valiosos contributos de pessoas de reconhecido conhecimento sobre este período da história (como Zita Seabra, Helena Matos e Manuel Castelo-Branco, entre outros), relata os principais episódios ocorridos após o 25 de abril de 1974, que culminou no 25 de novembro do ano seguinte. Um período de forte turbulência política e social, conhecida como o Processo Revolucionário em Curso (PREC). 

A 25 de novembro de 1975 evitou-se um golpe de forças de extrema-esquerda, travado por forças militares democráticas, o que permitiu a instauração de uma democracia pluralista em Portugal. 

Dada a importância desta data para a implementação de uma democracia pluralista no nosso país, cumprindo os propósitos do 25 de abril de 1974, o Instituto +Liberdade desenvolveu esta exposição tendo em vista informar a sociedade civil. 

Também, considerando a sua relevância na história da democracia portuguesa, é essencial recordá-la e refletir sobre ela, valorizando o conhecimento como um instrumento fundamental para a preservação da nossa democracia e liberdade

No momento em que o regime democrático cumpre meio século, a Biblioteca D. Carlos I ergueu 50 cravos para comemorar os valores da Liberdade!


“O 25 de Abril é um momento marcante do nascimento da democracia portuguesa. A data simboliza o início de um caminho de profundas transformações económicas, sociais e culturais.”









A D.ª Célia Sebastião participa ativamente na preparação da atividade. 


As Professoras de História e Geografia de Portugal foram as primeiras a vir conhecer todo o espólio documental alusivo à Revolução dos Cravos





Ao longo dos meses de Abril e Maio são várias as oportunidades para nos visitares e participares no nosso programa comemorativo para celebrar os 50 anos do 25 de Abril.

Vem e traz outro amigo, também!







Sem comentários: