quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

ENCONTRO COM A ESCRITORA ISABEL RICARDO

Tal como prometera aos alunos do JI,  do atual 1.º A, 2.º A e 2.º B do 1.º Ciclo e exatamente há um ano quando lhes viera contar a famosa e e inesquecível história de O Fantasma das Cuecas Rotas, a escritora Isabel Ricardo regressou à BECRE D. Carlos I para apresentar  uma das suas mais recentes obras: O Coelhinho Avarento.

Depois de demonstrarem o seu conhecimento da obra, já trabalhada na Hora do Conto, os pequenos leitores fizeram perguntas como gente grande. Um menino quis saber se nunca se enganava quando escrevia - o que de facto aconteceu - e outra perguntou se antes de iniciar um livro fazia uma chuva de ideias!!!

A autora de A revolução da mulher das pevides elogiou a desenvoltura do seu jovem público, contou histórias e aventuras relacionadas com o processo de criação dos seus livros e, como não podia deixar de ser, contou novamente, a pedido muito insistente dos alunos, a história do fantasma das cuecas rotas.

No final de uma das duas sessões da manhã uma menina dirigiu-se à escritora para lhe dizer que a mãe se chamava Isabel e o pai se chamava Ricardo.



Vejam aqui os desenhos que os alunos da Educadora Ana Mendes prepararam para oferecer à nossa convidada: 


Também os alunos da Professora Paula Francisco e Susana Diniz quiseram dar uma recordação destes momentos passados à volta de O Coelhinho Avarento:




Da parte da tarde o encontro foi com os alunos do 8.º C e com os alunos do Curso Vocacional de Apoio à Comunidade. Para além de responder às suas muitas e pertinentes perguntas, Isabel Ricardo contou as histórias e aventuras que estiveram na génese do enredo e das personagens que povoam os seus livros.

Isabel Ricardo ficou também agradavelmente surpreendida por ter sido eleita para decorar a nossa árvore de Natal dos escritores.
Os nossos votos são que volte sempre e que continue a brilhar no firmamento da Literatura Portuguesa.

Sem comentários: