terça-feira, 1 de novembro de 2016

EXPOSIÇÃO DO DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

Com o objectivo de educar para a multiculturalidade e para o desenvolvimento de valores de cidadania tais como a partilha, a tolerância e a solidariedade, a Biblioteca Escolar, em articulação com o Subdepartamento de Inglês, decidiu, ao invés do tradicional Halloween, promover este ano a comemoração do Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças. 

Assim, a par de várias sessões de promoção da leitura na Biblioteca Escolar que tiveram o Dia de Ação de Graças como pano de fundo, o tema está igualmente a ser trabalhado na disciplina de Inglês. Os trabalhos resultantes estão a ser expostos numa exposição aberta à Comunidade Escolar e Educativa.



Pretende-se ainda que no dia 24 de novembro as ações realizadas culminem num almoço no qual Alunos, Professores e Funcionários recriarão a celebração de 1621- um ano depois da chegada dos Pais Peregrinos ao Novo Mundo -, e onde pessoas de raças e culturas diferentes souberam,, ainda que por um breve período, conviver de forma harmoniosa e solidária.

Pretende-se pois que algumas das iguarias que se tornaram símbolos desta festividade estejam presentes na ementa deste dia e onde não poderá faltar o perú, o milho – dado a conhecer aos colonos pelos Nativos Americanos – os frutos secos e a tarte de abóbora. 

Para quem desconhece a festividade, o Dia de Ação de Graças é um momento especial do ano em que conscientemente agradecemos as coisas mais simples e maravilhosas da vida e procuramos estar junto daqueles que amamos.

Sem comentários: