terça-feira, 22 de novembro de 2016

PEDRO SEROMENHO NA BECRE D. CARLOS I


Pela segunda vez convidado pela Biblioteca Escolar, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho encontrou-se com os alunos do 1.º Ciclo da EB D. Carlos I para uma conversa à volta dos seus livros, nomeadamente da sua mais recente e fantástica obra A Cidade que queria viver no campo


Alunos e professores ficaram encantados com este novo conto que nos fala de “uma menina que nasce na natureza, mas cuja saia se vai transformando com ruas e prédios ao longo da narrativa. É uma história com várias histórias dentro e aborda temas importantes como a amizade, emigração, desemprego, envelhecimento e solidão. É também a de um menino que vai conversando com essa cidade até ao dia em que tem mesmo de partir. Talvez para regressar velhinho”.




Para além deste livro-metáfora, o relato das peripécias retratadas em Porque é que os animais não conduzem? causou a maior das euforias, com as crianças a interromperem o autor para completarem as suas frases.

Num ritmo encantatório e sempre a rimar, um registo a que  já nos habituou, Pedro Seromenho contribuiu claramente para o objetivo de pôr as crianças a ler. Sobretudo, a presença de Pedro Seromenho, deslumbrou com tamanha candura e afabilidade, e mais ainda, surpreendeu com a sua arte mágica de deixar escorrer sonhos dos desenhos e das letras com que percorre o papel. 

Sem comentários: