segunda-feira, 31 de outubro de 2016

VENCEDOR DO CONCURSO DE ESCRITA DO MIBE 2016

Utilizador assíduo da BECRE D. Carlos I e leitor convicto, Vasco Ramiro, n.º 27 do 5.º G, foi o grande vencedor do Concurso de Escrita Criativa realizado no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

E porque o seu número de requisições já é bastante elevado, o nosso vencedor recebeu como prémio uma magnífica bola de futebol.

Não deixem de ler o seu criativo texto que, respeitando o regulamento do mesmo concurso, esteve subordinado ao tema "O Código Secreto".

Parabéns Vasco e continua a participar!





O Código Secreto

Finalmente o dia tinha chegado. Os três irmãos, o Vasco, o Pedro e a Joana iam participar numa caça ao tesouro, na escola D. Carlos I, a sua escola. Estavam muito entusiasmados, pois iriam encontrar os seus amigos, os seus professores e os auxiliares.

O despertador tocou, os irmãos acordaram e foram a correr vestir-se. Estavam ansiosos pela caça ao tesouro. Algum tempo depois, foram despedir-se do Pai e foram para o carro ter com a Mãe que os ia levar à escola.

Quando chegaram foram logo ter com os amigos e todos perguntavam o que seria o grande tesouro. As opiniões apontavam para o mesmo, teria algo a ver com a escola. .. Mas o que seria?

Um, dois e três, começou a caça ao tesouro. O Pedro, o Vasco e a Joana foram a correr para a casota dos cães. Talvez aí estivesse o tesouro. Mas não, não foi desta.

Foram ao Clube de Matemática e foram ao Pavilhão Desportivo. Em nenhum desses espaços estava o tesouro. De seguida foram ao campo de futebol e poucos minutos depois, o Vasco e o Pedro descobriram a palavra “biblio”. Ficaram a olhar um para o outro. Acharam esquisito e nenhum dos três irmãos sabia o que queria dizer... Guardaram a palavra e seguiram caminho.

Desta vez foram aos pavilhões A, B e C e em nenhum deles encontraram alguma coisa. Só faltava ir ao um sítio: ao pavilhão D!

Quando chegaram ao pavilhão D foram ao posto médico, à secretaria e à papelaria. Em nenhum desses sítios estava o que procuravam. O único sítio onde faltava ir era à Biblioteca, para onde se dirigiram imediatamente.

Estavam muito entusiasmadas, pois talvez descobrissem, pela primeira vez, um grande tesouro! Foram procurar nas prateleiras dos livros, debaixo dos sofás, nos CDs, nos DVDs e finalmente no último sítio para procurar, nos computadores.

A caça ao tesouro tinha terminado! A Joana encontrou a palavra “teca” e perceberam que se juntassem a palavra “biblio” com a palavra “teca” dava “biblioteca”. Ficaram a pensar que era um tesouro muito estranho, mas depois perceberam que “a biblioteca” era o maior dos tesouros!

No dia seguinte a Professora Fernanda Tenente, Professora de Português do Vasco e do Pedro, entregou-lhes um diploma emoldurado a agradecer a participação e deu-lhes os parabéns por terem encontrado o precioso tesouro. Os três irmãos perceberam que através da leitura e dos livros ALCANÇAMOS TUDO!

Vasco Ramiro, n.º 27 do 5.º G

Sem comentários: