sábado, 28 de janeiro de 2017

MIÚDOS A VOTOS: OS LIVROS MAIS FIXES

Com o objetivo de promover a leitura e a cidadania, a EB D. Carlos I aliou-se à iniciativa “Miúdos a Votos” organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares e a Visão Júnior. A par de muitas outras crianças e jovens do 1.º ao 9.º ano de escolaridade em todo o país, os alunos da nossa escola vão ter a possibilidade inédita de votarem no livro de que mais gostaram até hoje.


O processo, já iniciado em dezembro de 2016 com o recenseamento a nível nacional dos livros preferidos, será muito idêntico ao de umas eleições políticas. Os alunos participantes terão de apresentar as suas candidaturas à Comunidade Escolar e defender publicamente, com unhas e dentes, o livro das suas vidas através de uma campanha eleitoral, podendo fazê-lo dentro da sala de aula, em sessões de esclarecimento ou através de comícios na Biblioteca Escolar ou na sala de alunos. Para convencer os seus eleitores os Candidatos poderão ainda desenvolver todo o tipo de material de propaganda, como cartazes, autocolantes, pins ou folhetos e divulgá-los na sala de aula, na Biblioteca ou noutro local público da escola. Poderão por fim organizar debates entre vários candidatos. 


Os Candidatos, se assim o desejarem, terão ainda tempo de antena à séria. Para além de poderem divulgar os seus trabalhos nas redes sociais e meios digitais da EB D. Carlos I, a VISÃO Júnior vai divulgar os materiais de campanha que as escolas enviarem, nos quais se incluem por exemplo cartazes ou textos. Por sua vez a VISÃO Júnior online assegurará o tempo de antena em vídeo, através da publicação dos vídeos de propaganda aos livros produzidos pelos alunos. Já a Rádio Miúdos encarregar-se-á de transmitir podcasts elaborados pelos alunos, sobre os livros. Outros media farão ainda a cobertura das ações de campanha mais significativas que decorram nas escolas.

Também como numa eleição regular, haverá lugar para um dia de reflexão e o grande dia de votações em urna fechada que terá lugar no dia 17 de março de 2017. Para esta votação será necessário escolher um presidente que supervisionará a urna no dia da votação. Deverão também ser constituídos grupos de alunos que acompanhem e ajudem à contagem de votos, tal como acontece numa verdadeira eleição política. 

O Dia Mundial do Livro, 20 de abril de 2017, foi o dia escolhido para dar a conhecer ao país a lista dos livros que as crianças e jovens portugueses mais apreciam, segundo o ciclo de ensino que frequentam. 

Ao participarmos nesta brilhante iniciativa, desejamos sobretudo que a mesma constitua um processo de aprendizagem importante em que os alunos interiorizem como se desenrola um processo eleitoral e que aprendam a ser parte fundamental de processos de decisão que lhe digam diretamente respeito, fazendo deste modo exercício pleno da sua cidadania. 

Aos Candidatos do 2.º e 3.º Ciclos da EB D. Carlos I desejamos uma boa campanha marcada por muito civismo e muitas e enriquecedoras leituras. Aos nossos Eleitores deixamos aqui o calendário da Campanha Eleitoral e fazemos votos de que conduzam à vitória os seus livros preferidos.




MIÚDOS A VOTOS
OS LIVROS MAIS FIXES

CALENDÁRIO
DEZEMBRO 2016

Inscrição dos Alunos junto da Professora Bibliotecária




DE 1 DE FEVEREIRO 2017
A
15 DE MARÇO
2017

CAMPANHA ELEITORAL
ALUNOS DO 2.º E 3.º CICLOS

Durante a campanha eleitoral, os alunos defenderão publicamente o livro de que mais gostam. Poderão fazê-lo dentro da sala de aula (equivalente a uma ‘sessão de esclarecimento’), na biblioteca escolar ou na sala de alunos (equivalente a um ‘comício’), através de cartazes afixados na sala de aula, na biblioteca ou noutro local público da escola (‘cartaz’) ou das redes sociais e meios digitais da escola (equivalente a ‘tempo de antena’). Poderão também organizar debates entre vários candidatos e desenvolver outro tipo de material de propaganda, como autocolantes, pins, folhetos, etc

DIVULGAÇÃO
DAS CAMPANHAS
A VISÃO Júnior vai divulgar os materiais de campanha que as escolas enviarem, nos quais se incluem cartazes, textos, etc.
A VISÃO Júnior online assegurará o tempo de antena em vídeo, através da publicação dos vídeos de propaganda aos livros produzidos pelos alunos.
A Rádio Miúdos encarregar-se-á de transmitir podcasts [Máx.:1m30s] elaborados pelos alunos, sobre os livros.
Outros media farão a cobertura das ações de campanha mais significativas que decorram nas escolas.
Até 28 DE FEVEREIRO
2017
ELEIÇÃO DO PRESIDENTE QUE SUPERVISIONARÁ A URNA NO DIA DAS ELEIÇÕES
CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE ALUNOS QUE ACOMPANHEM E AJUDEM À CONTAGEM DE VOTOS.

DIA 16 DE MARÇO 2017

DIA DA REFLEXÃO

DIA 17 DE MARÇO 2017

VOTAÇÃO
NA BECRE EM URNA FECHADA

ATÉ 27 DE MARÇO 2017

ESCRUTÍNIO
CONTAGEM E REGISTO DOS VOTOS


20 DE ABRIL
2017

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ELEITORAIS
DIVULGAÇÃO EM CERIMÓNIA PÚBLICA


Sem comentários: