quinta-feira, 1 de junho de 2017

UMA VALSA A MIL TEMPOS COM CARLOS DO CARMO

Para os mais novos e que não sabem quem foi, Carlos do Carmo nasceu em Lisboa, em 21 de dezembro de 1939. Era filho da fadista Lucília do Carmo e do livreiro Alfredo Almeida, proprietários da casa de fados “O Faia”, onde começou a cantar, até iniciar a carreira artística, em 1964. Distinguido com o Grammy Latino de Carreira, em 2014, entre muitos outros galardões, o seu percurso passou pelos principais palcos mundiais, do Olympia, em Paris, à Ópera de Frankfurt, na Alemanha, do “Canecão”, no Rio de Janeiro, ao Royal Albert Hall, em Londres. O cantor despediu-se dos palcos a 9 de novembro de 2019, com um concerto lotado no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. No mesmo dia, o primeiro-ministro António Costa condecorou o artista com a medalha de mérito cultural pelo “inestimável contributo” para a música portuguesa.

É impressionante o facto de uma figura da cultura portuguesa com a envergadura de Carlos do Carmo, ter honrado a pequenina escola D. Carlos I com a sua presença, mas de facto aconteceu pela mão das professoras Ana Nascimento e Maria José Sebastião no dia 1 de junho de 2017.

Após semanas de intensa azáfama que envolveram a preparação de uma exposição de ilustrações baseadas nas canções que o cantor imortalizou e se intitulou “O Fado em Nós”, professores, pais e alunos aguardavam, de telemóveis em punho e com visível expetativa, a chegada do aclamado artista. Foi ao som de “Lisboa, Menina e Moça” e de “Os Putos”, magistralmente ensaiadas pelo Professor de Educação Musical, Victor Santos, e belissimamente interpretada pelos alunos do 6.º B e do 6.º E, que Carlos do Carmo foi recebido ao chegar à galeria Almada Negreiras e mesmo antes de entrar na Biblioteca Escolar.

As Professoras Ana Nascimento e Maria José Sebastião, mentoras da iniciativa, começaram por agradecer a presença do ilustre convidado na E.B. D. Carlos I, recordando o dia em que o na altura recém-falecido escritor e jornalista Baptista-Bastos, estivera na nossa escola e descrevera a voz de Carlos do Carmo como “a voz humana em pleno voo”.

A atividade decorreu, como a valsa, a três tempos, com perguntas muito pensadas pelos jovens alunos do sexto ano e que traziam escritas em papel, respostas muito sentidas pelo convidado de honra e declamação na ponta da língua de poemas que vestiram os seus mais famosos fados, nomeadamente “Estrela da Tarde” e “Pedra Filosofal”.

Referindo-se à candidatura Portuguesa do fado a património cultural e imaterial da humanidade, Carlos do Carmo referiu que fora um esforço conjunto onde musicólogos e académicos trabalharam diretamente com fadistas. A si coube o papel de embaixador e porta-voz dessa candidatura que reconheceu o valor inestimável da canção urbana de Lisboa. Segundo Carlos do Carmo, fora uma tarefa muito interessante já que muitos dos que participaram nessa demanda desconheciam a história do fado. Mais, quando se iniciou o Museu do Fado só havia quatro livros e agora as exposições chegavam à Coreia do Sul, e os livros sobre o fado sucediam-se em catadupa, pelo que essa dinâmica justificara o empenho de todos os que para essa iniciativa contribuíram. Carlos do Carmo acrescentou que a maior parte dos países apresentava uma música eclética - Itália tinha o Bel Canto, Andaluzia tinha o Flamenco - mas apenas algumas cidades têm uma canção própria: Buenos Aires tem o tango, e Lisboa tem o fado. “Nós temos a beleza de ter uma canção própria. Mas ainda vamos no princípio da investigação”.

Quanto ao facto de o Grammy ter sido o momento alto da sua vida e carreira, esclareceu que a sua importância fora relativa. E de coração aberto explicou que estivera à morte há 17 anos. E assumiu-se crente. Aparentemente a vida concedera-lhe mais um bocadinho de tempo, tempo onde lhe foram acontecendo coisas muito bonitas. A sua vida, disse, não mudou com o Grammy, que no fundo não passara de uma consagração comercial. Continuava a gostar de aprender, continuava a gostar de viver. E rematou dizendo que o que se estava a passar ali, naquele momento, com crianças tão novas, a conhecer a poesia dos grandes autores como Ary dos Santos ou Alexandre O’Neal, e a interessarem-se pelo fado, tinha muito mais importância. A boca das crianças arredondou-se num largo ohhhh! Ter sido padrinho de uma iniciativa em Castelo Branco em que a guitarra portuguesa era uma cadeira, ou ter assistido a meninos Madeirenses a tocar no cordafone, isto é que eram os Grammies, acrescentou. Mas ganhar um prémio no estrangeiro era sempre bom, era fazer falar de Portugal, um país pobre e periférico.


Também considerou muito bonita a homenagem que lhe foi prestada pela Rádio Comercial, ao produzir um vídeo onde 35 cantores portugueses de diferentes gerações cantam “Lisboa Menina e Moça”, entre eles Paulo de Carvalho, Jorge Palma, Rui Reininho, Camané, Mariza, Ana Moura, Tiago Bettencourt ou David Fonseca, e recordou, divertido, o momento em que conseguira participar numa emissão radiofónica logo pela manhã. Confesso noctívago, gostava de entrar pelo silêncio da noite de Lisboa e de às cinco da manhã ouvir o chilreio dos passarinhos. Mas não pensassem os alunos que passava a madrugada a jiboiar, não, trabalhava muito mesmo, mas no momento em que as pessoas são mais dóceis.

Ainda sobre a rádio exprimiu o desejo de que nas suas direções perpassasse um sentimento que sobra aos espanhóis e que por cá escasseia e que é a autoestima. Há muita gente com qualidade que não passa nas rádios. Também teria gostado de viver num país onde os músicos tivessem trabalho e aqui a Rádio Comercial dera o exemplo.

Assumiu-se como um homem que gostava de sonhar. Sonhar dá grandes impulsos. Não sonhando fica-se com a ideia de que tudo era irrelevante. E por isso sonhava, continuava a sonhar com o dia em que o fado fosse ensinado nas escolas. Todo o Português tem de perceber de fado. O fado está à nossa porta. E depois explicou ainda que o fado é uma tradição oral. É para ouvir. Quando participou no The Voice passou por arrogante quando pediu que não se batessem palmas. Assim tinha aprendido, assim era a sua obrigação transmiti-lo!

À pergunta de como tinha sido a sua primeira vez no Olympia de Paris, recordou como fora importante e de como então as coisas eram diferentes. Quando se contratava um artista, havia um público fiel que ia àquela sala. Agora bastava alugar-se a sala.

Sobre Lisboa frisou que era sua cidade e gostava muito de ser de Lisboa. Cantava Lisboa porque a sentia! Nascera na Bica, aburguesara-se, disse a rir, e fora viver para as Avenidas Novas, mas o seu coração permanecera sempre nesses bairros. E depois discorreu sobre a luz de Lisboa, o facto de a cidade ter um rio, uma alma e uma canção. Lembrou-se nesse momento do poeta Ary dos Santos, outro grande apaixonado da cidade de Lisboa, com quem fizera um trabalho em liberdade: o primeiro disco onde Lisboa fora cantada livremente.



Após a declamação de “Estrela da Tarde” de Ary Dos Santos e Fernando Tordo, Carlos do Carmo contou como fora o Thilo Krassman, maestro e compositor alemão estabelecido em Portugal, que o ensinara a declamar essa canção. Enquanto o compositor fazia os arranjos, Carlos do Carmo subia a descia as escadas a cantá-la. Ia dando em maluco. Na verdade Carlos do Carmo tivera de aprender as canções todas para o Festival da Canção de 1976 onde fora o único intérprete.

Duas semanas após a vitória de Salvador Sobral que trouxera para Portugal pela primeira vez o troféu da Eurovisão para Portugal, após vencer o Festival RTP da Canção 2017 com a música Amar pelos Dois, Carlos do Carmo confessou que o jovem intérprete era do melhor que já tinha visto, tecendo-lhe rasgados elogios. Cantava muito bem. Pensava muito bem. Era muito interessante do ponto de vista artístico e humano. E como se podia constatar, a língua portuguesa não era nenhum obstáculo.

Não saberia identificar o seu melhor momento musical, o melhor momento é sempre aquele em que o público não nos deixa, e o seu fado preferido era sempre o próximo. Nem sempre quisera ser fadista. Era filho de uma grande fadista mas na adolescência até achava que aquilo era uma seca. O pai estava ligado aos livros e cedo aprendeu que ler é como respirar. Ler é uma grande companhia. Ler é aprender a ser livre. Frank Sinatra fora também uma das influências da sua vida que iria conservar até morrer. Sabia trinta canções de cor e ali não se perdia uma palavra, a maneira de fasear. Vê-lo ajudou-o a mexer as mãos, a estar em cima de um palco, a fazer do palco a sua sala de estar. De vez em quando dizia piadas. “Devo-lhe tanto!” Rematou.

A pergunta se já tinha cantado um fado escrito por si, Carlos do Carmo exclamou “Que horror!” “Eu sou um analfabeto, um infoexcluído, escrevo à mão coisas parecidas com poesia!” Mas tivera a sorte de ter os grandes poetas a escrever para si. E tudo poemas ralhados, discutidos verso a verso! Outras vezes contara com a ajuda da mulher, licenciada em Filosofia, e figura incontornável na sua vida, para o ajudar na escolha dos poemas. Por sua vez o filho, Gil do Carmo, de quem disse ter ficado orgulhoso por ter seguido a carreira de cantor, sabia compor e estudara no Berklee College of Music em Boston, embora não tivesse tido tanta sorte porque se deparara com uma sociedade muito mais competitiva.

À pergunta se mudaria algo na sua carreira, respondeu que não e que sempre arriscara. Não separava o fadista do cidadão. Já apanhara muita pancada por não querer agradar a tanta gente e logo não mudaria nada. 

À pergunta se se considerava uma referência, deixou claro que não, que não tinha a mania que era incontornável. Sentia-se reconhecido. Apenas isso. Mas também tinha inimigos. Fazia parte de se ter amigos. E sentia-se um homem com sorte, sobretudo quando a sua voz voltou. Tivera sempre sorte!

À pergunta “Considera a sua vida uma valsa a mil tempos”? Carlos do Carmo mostrou-se surpreendido. Nunca lhe haviam feito essa pergunta demolidora mas era capaz de ser mesmo assim, era provável que a sua vida tivesse sido assim… uma valsa a mil tempos. E depois de uma pausa e de mais um trago de água, agradeceu ao aluno por tê-lo ensinado a refletir sobre a sua vida dessa maneira.

A 1 de janeiro de 2021, vítima de um pós-operatório a um aneurisma da aorta abdominal, a valsa a mil tempos foi interrompida mas a sua voz perdurará para sempre e o rosto do fado será sempre o seu. Até sempre Carlos do Carmo!

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/COC47UasY-M" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Sem comentários: