sexta-feira, 23 de março de 2018

DIA DA CIDADANIA NA BECRE

"Assinar uma petição, salvar uma vida! - Defesa dos Direitos Humanos
com a Amnistia Internacional"
“Cidadania e Desenvolvimento”

A Rede de Bibliotecas Escolares à qual a BECRE D. Carlos I pertence desde 2007, deu início a uma colaboração com a Amnistia Internacional, como forma de promover ações no âmbito da Cidadania e em articulação com a disciplina “Cidadania e Desenvolvimento”. 


Assim sendo, e para este primeiro dia - 23 de março de 2018 - dedicado à Cidadania e Desenvolvimento na EB D. Carlos I, a Biblioteca Escolar em articulação com as Diretoras de Turma do 9.º B, Armanda Alves, e 9.º G, Margarida dos Santos, promoveu a atividade "Assinar uma petição, salvar uma vida! - Defesa dos Direitos Humanos com a Amnistia Internacional".

Milhões de pessoas em todo o mundo assinam petições em prol de pessoas e comunidades em risco. Esta iniciativa teve por isso mesmo como objetivo chamar a atenção para estes casos, o que poderá resultar numa melhoria das condições de pessoas e comunidades em risco.


Para além de terem exposto cartazes e apresentado vídeos sobre os direitos humanos, os alunos tiveram a oportunidade de participar numa sessão orientada pelo jornalista e ativista Fernando Sousa,  representante da Amnistia Internacional em Sintra , Grupo 19, e a quem muito agradecemos por ter partilhado connosco a sua experiência e deixado um exemplo de grande cidadania. 


No final desta Sessão de Educação para os Direitos Humanos que contemplou a apresentação de casos de vítimas de tortura, prisioneiros de consciência, pessoas que enfrentam a pena de morte ou outras violações dos direitos humanos, os alunos foram incentivados, no caso de concordarem com os casos apresentados, a assinar petições online que buscam chamar a atenção pública e apoiar a pressão aos governos levada a cabo por esta e outras organizações de defesa dos direitos humanos.

A participação online é tão simples! Todas as pessoas poderão assinar em /https://www.amnistia.pt/peticao/

Os resultados destas campanhas têm sido impressionantes. Não só as taxas de participação são muito elevadas como têm obtido uma enorme eficácia: há acusações que caem; há casos em que o tratamento se torna menos agressivo; existem leis ou regulamentos que dizem respeito ao problema que são introduzidos; existem pessoas que são libertadas. 

A sessão culminou com a leitura do poema do Pastor Martin Niemöller, um dos combatentes do nazismo, que veicula a mensagem do quanto é nocivo ficarmos de braços cruzados perante as injustiças, ou parafraseando Martin Luther King, preocupante não é o grito dos maus mas o silêncio dos bons.


E já sabe, assine uma petição e salve uma vida!








Sem comentários: