segunda-feira, 11 de março de 2019

CONCURSO DE DESENHO DA SEMANA DA LEITURA 2019

No âmbito das atividades da 13.ª Edição da Semana da Leitura, a BECRE D. CARLOS I convida-te a participar neste concurso. 

Para isso, e com base na adaptação do POEMA “A ILHA DO TESOURO” de Álvaro Magalhães, entrega até ao dia 29 de março de 2018 na tua Biblioteca Escolar, um desenho numa folha A4 ilustrado a teu gosto. 

O vencedor será o aluno ou a aluna que apresentar o desenho mais original e que estiver mais de acordo com o poema apresentado.


A ILHA DO TESOURO

(Adapatado)



O meu tesouro é um livro
de folhas gastas, dobradas,
onde ainda brilha o ouro
de palavras encantadas.
Se o abro, à noite, no quarto,
levanta-se um vento leve
que enfuna os lençóis da cama;
cheira a sal, ouvem-se as ondas,
salpicos de espuma volteiam no ar.
 Mas já não voam as palavras que voavam
e me arrastavam prò o mar,
o grande mar que é muitos e só um.
Por mais que escute já não ouço
a canção dos marinheiros…

Com quarenta homens nos
fizemos ao mar,
mas só um, afinal,
se conseguiu salvar.
Faca de punho rachado,
bússola, sabre,
telescópio de latão.

O mar também é abismo
e assombro e perdição.
Com mil diabos!
Icem já a vela mestra!


Depressa! Está na hora de arribar!
Mesmo em frente há uma ilha
que cresceu durante a noite
do outro lado do mar.
Tragam o mapa de Flint,
limpem o pó dos canhões,
sintam o cheiro do ouro.
O vento nos levará
para a ilha do tesouro.


Para a ilha do tesouro!
As palavras que me levem
para a ilha do tesouro
e seja ela onde for.
Quero os meus lábios gretados
pelo sal, pelo calor,
como no tempo em que era jovem
e andava no mar
e era o tempo melhor.
Que aconteceu? Quem sou eu?
Quem lê o livro não é quem o leu?
 Onde está o mapa
do tesouro que me deste?
Três cruzes a vermelho,
duas a norte, uma a sudeste. (…)

in O Limpa-palavras e outros poemas, Álvaro Magalhães (a

Sem comentários: