sexta-feira, 29 de março de 2019

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS NA BECRE D. CARLOS I

O projeto “HORA DO CONTO” da Biblioteca escolar D. Carlos I tem preferencialmente como público-alvo o Jardim de Infância e 1.º Ciclo da EB1 D. Carlos I. 

Este projeto visa proporcionar aos alunos sessões de promoção da leitura com o objetivo de criar e manter nas crianças o hábito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização das bibliotecas ao longo da vida. Nestas sessões os alunos têm ainda a oportunidade de estar em contacto com o livro e conhecer escritores proeminentes da literatura infanto-juvenil. 

Essencialmente na génese deste projeto subjaz a ideia de que a leitura, os recursos e serviços da comunidade escolar consubstanciam a ideia de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são indispensáveis à construção de uma cidadania efetiva e responsável e à participação democrática. 


Assim, e no âmbito das atividades das Semanas da Leitura comemoradas no agrupamento, todas as turmas do 1.º Ciclo da EB1 D. Carlos I tiveram a oportunidade de assistir a um encantatório teatro de fantoches ao som de Rodrigo Leão que teve por base a fábula a preto-e-branco de Shel Silverstein: A Árvore Generosa.  

A obra é uma fábula sobre a amizade, a consciência ecológica e a passagem para a vida adulta. Os estreitos laços que aproximam o menino e a árvore transformam-se, pouco a pouco, em distância e silêncio. Ela sempre acolhe e oferta; ele tudo pede e retira. A árvore propõe uma relação de troca sincera e desinteressada - essa que o menino parece desaprender à medida que cresce e se torna adulto. 

A obra foi ainda ponto de partida para uma atividade de filosofia para crianças em que os mais novos questionaram e analisaram alguns dos conceitos veiculados na história, tais como “felicidade”, “altruísmo”, “amizade”, “preservação ambiental”.

Deste modo, e através de um diálogo socrático, os alunos puderam verbalizar o seu pensamento e estabelecer um confronto de ideias, desenvolvendo a sua capacidade de pensar em conjunto e, consequentemente, caminhando no sentido de se tornarem cidadãos autónomos, com sentido crítico e consciência moral, e sobretudo capazes de agir em conjunto em prol de um bem comum e de uma sociedade mais justa. 

Um dos momentos mais agradáveis foi quando alguns dos alunos estabeleceram paralelismos literários entre a A Árvore Generosa de Shel Silverstein e o fabuloso conto “O Príncipe Feliz” de Oscar Wilde, previamente explorado nestas sessões do projeto Hora do Conto. Num exercício de associação, alunos do primeiro ciclo foram capazes de recordar o conceito de altruísmo e abnegação discutidos e identificar a similitude entre a árvore que, por amor, se dá por inteiro a um menino e o jovem príncipe que, também através de um amor supremo, até dos seus olhos se desfaz para ajudar os pobres da sua cidade.  

Sem dúvida que com esta sessão se cumpriu com um dos objectivos deste projeto de leitura, que é o de levar os alunos a participar em ações favorecedoras da formação cívica, do desenvolvimento do pensamento crítico e de uma sensibilização para as questões de ordem cultural e social.




Sem comentários: