quinta-feira, 17 de junho de 2021

PROJETO NEWTON ENSINA A CONSTRUIR UMA LÂMPADA DE GELO

 


“Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à Biblioteca”.


Decorreram nos dias 20 de maio – 7.º G –, 27 de maio – 8.º F – e 17 de junho – 8.º D –, mais três sessões do projeto “Newton Gostava de Ler” e que teve como pano de fundo o módulo “Lâmpada de Gelo!”

A metodologia foi a já habitual neste projeto, partindo-se da leitura e exploração de um recurso literário, criam-se pontes para a realização de pequenas experiências científicas. 

Assim, os alunos começaram por ouvir alguns excertos dos capítulos mais hilariantes de Os Mistérios de Casimiro de António Pocinho e as gargalhadas foram mais que muitas. Como resistir a um livro que começa assim: 

“Chamo-me Casimiro e estou aqui como podia estar noutro sítio qualquer. Não fui eu que escolhi. Após ter passado por provas difíceis, que incluíram ecografias e diagnóstico precoce, fui selecionado para um lugar que estava em aberto aqui na Terra. No dia em que eu nasci, abriu uma vaga para meterem mais um habitante no planeta, e aqui estou eu. Não foi preciso cunhas nem nada. Fui escolhido porque precisavam mesmo de mim. Não sei ao certo qual é a minha missão, mas, para já, puseram-me a jogar à bola, a estudar a composição química do Universo, que é o sítio de onde eu vim, a fazer testes sobre tudo e mais alguma coisa e a ir para a cama a horas.
Será que eu tenho mesmo uma missão na Terra? Serei um enviado especial de uma cadeia de televisão de extraterrestres ou um agente secreto de outra galáxia, encarregado de enviar relatórios periódicos sobre a situação no mundo?”

Após a audição das aventuras e desventuras de Casimiro e das suas interrogações sobre algumas questões científicas, nomeadamente como arranjar um candeeiro, os alunos foram convidados a aventurarem-se também na construção de uma lâmpada de gelo. 

Assim, na segunda metade deste encontro os alunos adquiriram alguns conceitos sobre circuitos elétricos, a constituição de um Díodo Emissor de Luz ou Led, as principais diferenças entre um Led e uma normal lâmpada incandescente, a constituição de uma pilha e o fenómeno de transformação da energia química em elétrica. 

Depois desta explanação teórica, foi altura de cada grupo deitar mãos à obra e construir a sua própria lâmpada de gelo, necessitando para isso dos seguintes materiais: um balão de látex; Leds coloridos; fios elétricos; um suporte para duas pilhas; duas pilhas AA de 1,5 Volt;  fita isoladora; cordel; e uma resistência elétrica. 

Depois de uma noite no congelador e de alguma expetativa, o fulgor colorido pela refração da luz no interior do gelo fez arredondar de espanto a boca dos alunos, satisfeitos com o bonito resultado das suas atividades experimentais. 

Mais um módulo e de novo a confirmação de que a Biblioteca Escolar pode de facto transformar-se num espaço de ciência, promovendo a autonomia e as aprendizagens ao longo da vida.


A primeira sessão deste módulo decorreu no dia 20 de maio com o 7.º G. 






A segunda sessão deste módulo decorreu no dia 27 de maio com o 8.º F: 















A terceira e última sessão deste módulo decorreu no dia 17 de junho com o 8.º D:









Sem comentários: