quarta-feira, 27 de abril de 2022

ALUNOS DO 1.º ANO PARTICIPAM NO PROJETO NEWTON GOSTAVA DE LER

“Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.


A Biblioteca Escolar D. Carlos I tem como princípio orientador a melhoria de formação dos seus utilizadores, trabalhando para isso no sentido de criar contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia. Assim sendo, pelo segundo ano letivo decidiu aliar-se ao projeto “Newton Gostava de Ler”. 



O mesmo projeto resultou de um convite que a Rede de Bibliotecas Escolares fez à Universidade de Aveiro para desenharem em conjunto um projeto que aliasse a promoção da leitura à experimentação científica e fosse possível de pôr em prática nas bibliotecas escolares integradas na RBE. De referir que o mesmo foi iniciado em Aveiro, em 2010-2011 e contou com o apoio do Ministério da Educação e Ciência através da Rede de Bibliotecas Escolares. 

Foi assim criado um programa anual de leitura de livros que abre as portas a todos os que pretendem experimentar e aprender ciência. Ou seja, a partir da leitura de um recurso literário, é possível criar pontes para a realização de pequenas experiências científicas. 


O projeto parte de duas conceções: a de que o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional e a de que a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência. A seu favor apresenta ainda o facto de não implicar custos elevados e de ser facilmente replicável. 


Deste modo, a primeira parte da atividade prendeu-se com a leitura e exploração da obra A Galinha Ruiva de António Torrado com ilustração de Tânia Clímaco. 

Depois de debaterem esta história cheia de sabedoria sobre a importância da cooperação, chegou a hora de descobrir mais sobre o chá e os efeito da temperatura nos ingredientes. 

Para a realização desta atividade experimental cada grupo apenas necessitou de um micro-ondas, uma colher de sopa, uma faca, uma caneca, um prato, um copo de café, uma colher de café, chocolate em pó, farinha para bolos com fermento, um pouco de açúcar e um ovo. 


Foi com bocas de espanto que os pequeninos cientistas assistiram ao fenómeno da transformação da massa. 

Depois de desafiados a repetirem a experiência para o Dia da Mãe que se aproximava, a sessão terminou com a prova dos bolos e do chá que tinham confecionado. 


ALUNOS DO 1.º ANO /27 DE ABRIL DE 2022




Sem comentários: