quarta-feira, 6 de abril de 2022

PROJETO "NEWTON GOSTAVA DE LER" ENSINA SOBRE BIODIVERSIDADE

 “Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca”.


Decorreram nos dias 30 de março – 5.º F – e 6 de abril – 5.º E – de 2022, mais duas sessões do projeto “Newton Gostava de Ler” que tiveram como pano de fundo a biodiversidade da manta-morta

A metodologia foi a já habitual neste projeto, partindo-se da leitura e exploração de um recurso literário, criam-se pontes para a realização de pequenas experiências científicas. 

E diga-se que não poderia haver recurso mais divertido do que a obra Há um cabelo na minha terra! - Uma História de Minhocas de Gary Larson. Apesar de aparentar ser um normal livro infantil, esta obra surpreende pelo humor negro e cáustico como descreve a nossa perspetiva romântica e idealizada do mundo natural e nos confronta com a realidade difícil e lúgubre dos seres vivos, inclusive os da raça humana. 

A história começa uns centímetros abaixo do chão, quando um filhote de minhoca, ao jantar, descobre que tem um cabelo no seu prato de terra. Fica bastante irritado, tal como nós humanos quando encontramos cabelos na nossa comida, e desata a lamentar-se pela sua existência miserável e sombria. Para acalmar a crise existencial do filho, o pai minhoca decide contar-lhe uma história inspiradora para as minhocas e outros invertebrados do planeta terra. 



A história, tão hilariante quanto sarcástica, conta a saga da feia mas bondosa Henriqueta, que graças ao seu desconhecimento do mundo natural e visão idílica dos animais e da Natureza, acaba por provocar terríveis catástrofes nas suas deambulações pela floresta.

Depois da narração desta verdadeira fábula dos tempos modernos do mestre do humor Gary Larson, foi tempo de os alunos assimilarem alguns conceitos teóricos, nomeadamente os principais grupos taxonómicos, aprendendo a distinguir entre anelídios, artrópodes e moluscos e quais os invertebrados que se incluem em cada um destes três grandes grupos. 


O terceiro momento deste encontro consistiu na divisão da turma em quatro grupos que se aventuraram na realização de uma atividade experimental para a qual foi necessário manta-morta, pinças e lupas.

A descoberta de uma enorme diversidade de invertebrados escondidos na terra húmida e escura, sobretudo rechonchudos e bem vivos anelídeos da classe das Aligoquetas e espécie Allolobophora caliginosa - as também comummente denominadas minhocas -, provocou alguns gritinhos de horror, bastante espanto e muita excitação geral.

Munidos de pinças e lupas e esgravatando na terra, os pequenos naturalistas observaram invertebrados e preencheram folhas de registo com as suas principais características morfológicas por forma a apurar os respetivos grupos taxonómicos. A tarefa concluiu-se com o desenho das espécies em análise.  

Por fim todos puderam observar as gordas minhocas na lupa biocular e espantar-se com a sua anatomia anelada.

Os alunos do 5.º E e 5.º F foram naturalistas por um dia! 

5.º F


“Gostámos porque aprendemos coisas novas sobre a biodiversidade da manta-morta e divertimo-nos a distinguir as formas de vida presentes no solo. Gostámos também do livro Há um cabelo na minha terra! Uma história de minhocas. Achamos que aprendemos com esta atividade e gostaríamos de repetir brevemente! :)”

 “Gostámos porque foi uma experiência agradável e penso utilizar este livro para a ficha de leitura de Português. Gostámos muito da história porque era divertida e incentivadora, pois explica montes de coisas curiosas.”

“Gostámos porque temos uma aprendizagem sobre os seres vivos e adorei ver os insetos. A história era muito gira e adorámos, para além de que aprendemos muito.”

“Gostámos muito embora não gostemos de mexer em terra e bichos porque nos mete nojo. Mas adorámos a história que a professora nos contou: Há um cabelo na minha terra!. Achámos a Henriqueta muito engraçada apesar de o seu fim não ter sido lá muito engraçado. Mas de resto tudo ótimo!”












Ilustração de alguns dos seres vivos analisados: 




5.º E


“Gostámos porque o livro foi interessante e aprendemos mais sobre os insetos e sobre animais e aprendemos curiosidades. Gostámos porque aprendemos coisas novas e gostámos de ver os invertebrados no microscópio.”

“Gostámos porque foi uma experiência diferente do que já tínhamos feito antes.”

“Gostámos porque nós vimos muitas coisas muito giras e engraçadas. E aprendemos mais coisas novas.”







Depois desta história de minhocas e desta divertida aula de ciências, foi fácil comprovar-se mais uma vez que biblioteca escolar pode transformar-se num espaço de ciência, promovendo a autonomia e as aprendizagens ao longo da vida.

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